Bom Jardim Notícias.com

Pesquisa aponta Miguel Barbosa na frente de João Lira em Bom Jardim-PE

Pesquisa aponta  Miguel Barbosa na frente de João Lira em Bom Jardim-PE

No município vizinho de Bom Jardim, o prefeito Miguel Barbosa (PP), aparece empatado tecnicamente com o ex-prefeito João Lira, em pesquisa realizada pelo Instituto DATAVOX – Pesquisas de Opinião Pública e Estatísticas Ltda, localizado em Campina Grande (PB). Miguel desponta com 42,5%, das intenções de votos, enquanto João Lira (PSD) está com 40,0%. A candidata Kalina Rufino (PSB) tem apenas 3,8%. O Professor Jerônimo (PSOL) não pontuou no levantamento. Brancos e nulos totalizam 1,5% e 12,2% se dizem indecisos.

PESQUISA bj (1)

Na modalidade espontânea, método de lembrança natural do nome do candidato, Miguel também lidera com 39,3%. Já João Lira continua sendo o segundo citado com 38,3% e Kalina Rufino 3,5%. Neste cenário, os brancos e nulos seguem com o percentual anterior de 1,5% e os eleitores indecisos alcançam o patamar de 17,4%.

A pesquisa esteve em campo no dia 29/08, com aplicação de 400 questionários nos seguintes locais: Bizarra, Encruzilhada, Sede, Umarí, Tamboatá, Açudes 1, Açudes 2, Lajes, Altos, Balança, Freitas, Buraco do Tatú, Camará, Feijão,· Bonfim, Pindoba, Corrente, Freitas, Barroncos, Pedra do Navio, Icó, Pau Santo, Aroeiras 1, Aroeiras 2, Lagoa da Casa, Lagoa do Nego, Mulungu, Macambira, , Ribeiro Seco, Lagoa da Cobra, Vila Paraná, Pindobinha, Córrego da Gia, Lagoa Comprida, Vila de Bau e Córrego do Feijão. O intervalo de confiança é de 95,0% e a margem de erro máxima estimada é de 3,5% para mais ou para menos.

A técnica adotada foi a Survey, consistindo na aplicação de questionários estruturados e padronizados a uma amostra representativa do universo pesquisado. Foram realizadas entrevistas domiciliares. O levantamento foi registrado no Tribunal Regional Eleitoral (TRE/PE) em 25/08/2016, sob o número PE-07906/2016.

REJEIÇÃO

Dos quatro candidatos, o ex-prefeito João Lira é o que aparece com maior índice. 18,3% dos entrevistados afirmam não votar nele de jeito nenhum. O atual prefeito Miguel Barbosa é o segundo colocado com 14,3%, seguido da candidata Kalina Rufino com 10,8%. O Professor Jerônimo tem 4,0%. Os entrevistados indecisos somam 21,0%.

Dimensionando o resultado de acordo com a estratificação, o atual prefeito lidera em todas as faixas de renda familiar, com maior incidência nos eleitores com renda superior a três salários mínimos (71,4%). Em relação à escolaridade, Miguel se destaca na parcela de eleitores que possuem nível superior (69,2%). Por faixa etária, o atual gestor possui maior percentual de votos dos eleitores entre 16 e 24 anos (49,4%) e 35 a 44 anos (45,5%). Por sexo, a maioria dos seus eleitores são mulheres (46,4%) contra 38,1% de homens.

Já o ex-prefeito João Lira, tem maior incidência de votos, entre os eleitores com menor grau de instrução (43,5%), com faixa etária acima de 60 anos (44,6%). A menor incidência está entre os eleitores com faixa etária entre 35 a 44 anos (35,8%), que possuem ensino superior (23,1%), e renda familiar acima de três salários mínimos (14,3%). Por sexo, seu eleitorado é composto de homens (43,9%) e mulheres (36,5%).

AVALIAÇÃO ADMINISTRATIVA

A gestão do atual prefeito Miguel Barbosa, tem a aprovação da maioria dos entrevistados (67%) e somente 29% a desaprovam. Os eleitores que se mostram indecisos somam apenas 4,0%.

O governador Paulo Câmara tem uma aprovação menor que o governo municipal, (53,8%). Os que desaprovam a gestão estadual somam 31,8%, enquanto 14,4% optaram por não responder.

http://www.correiodoagreste.com/2016/08/pesquisa-aponta-empate-tecnico-entre.html

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta