Bom Jardim Notícias.com

Alho ajuda combater doenças?

Alho ajuda combater doenças?
O alho é um alimento consumido há milhares de anos (existem registros que comprovam o seu uso há mais de 5 mil anos) e não só era aplicado na confecção de alimentos, como era dado aos escravos para que tivessem resistência e força para as construções das pirâmides do Egito.

O alho é parente próximo do alho francês, cebola e cebolinha. Apresenta-se sobre a forma de uma cabeça e esta é formada por vários dentes. São muitos seus efeitos terapêuticos. Entretanto, o calor destrói a alicina e este componente perde o seu efeito terapêutico.

Suas propriedades nutricionais devem-se, especialmente, a um composto que é produzido quando esta planta bolbosa é esmagada. Esse composto denominado por alicina é uma substância que confere o odor característico do alho quando o estamos usando na cozinha.
Entre os efeitos terapêuticos conhecidos podemos citar:

⇥ Ajuda dilatar os vasos sanguíneos, melhorando a circulação sanguínea e ajudando a baixar a pressão arterial.

⇥ Previne a formação de coágulos, evitando assim o surgimento da trombose.
⇥ Reduz o valor do colesterol total e triglicérides do sangue.
⇥ Coopera na defesa contra os radicais livres.

⇥ Auxilia no combate a infecções, estudos comprovaram que mata bactérias ameaçadoras, enquanto mantém as bactérias intestinais intactas.

⇥ Possui ainda propriedades antifúngicas e antivirais.

No tocante à vitaminas e minerais, o alho é muito rico em vitamina B6, potássio e fósforo. A vitamina B6 reduz os níveis de homocisteína, uma molécula responsável por pequenas lesões nos vasos sanguíneos que é fortemente associada ao risco de problemas cardiovasculares. O potássio melhora o ritmo cardíaco por estimular a contração muscular e, dessa forma,a  regulação da pressão arterial. Já o fósforo é um mineral importante por estimular e manter a renovação dos dentes e ossos.

Algumas curiosidades

⇥ Depois de consumir alho, para que o mau hálito desapareça rapidamente, basta mastigar um pouco de salsa fresca.

⇥ Ao comprar alho, verifique se os dentes estão intactos e sem sinal de bolor.

⇥ Alho deve ser armazenado em lugar fresco e seco.

⇥ Evite congelar os dentes de alho, danificam a sua estrutura e podem afetar o seu sabor.

⇥ Encontramos em muitos livros sobre vampiros que estes foram afastados quando confrontados com o odor forte do alho.

Um estudo do Los Angeles Biomedical Research Institute at Harbor-UCLA Medical Center, revelou que o extrato de alho envelhecido é eficaz na prevenção do Acidente Vascular Cerebral.  Segundo esta investigação, o extrato de alho envelhecido consegue reduzir a placa de ateroma e o colesterol LDL, um dos principais fatores de risco do AVC, e apresenta melhores resultados que alguns medicamentos como as estatinas.

Segundo um estudo do Iowa Women´s Health Study, que seguiu 41.837 mulheres entre os 55 e 69 anos, durante cinco anos, existe uma associação entre o consumo de alho e uma diminuição no risco de câncer do colo do útero.

http://www.emagrecerumdesafio.com/

Compartilhar

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta