Bom Jardim Notícias.com

Como a educação física pode contribuir para o aprendizado fora da sala de aula?

Como a educação física pode contribuir para o aprendizado fora da sala de aula?

A educação física é uma disciplina que não se limita apenas na prática de exercícios físicos, no que diz respeito à concepção de aprendizagem – ela está vinculada com a formação do homem integral. De acordo com o professor de educação física Mário Moraes, do Colégio Mary Ward, a maior contribuição da prática está na saúde mental e física. “Ao praticar atividade física, a criança entra em contato com suas limitações, comum a todos, uns com mais, outros com menos, mas que, com esforço próprio, ajuda do professor e de colegas acaba por superá-las. Mentalmente isso é maravilhoso. Vencer desafios as torna mais fortes para tomadas de decisões. E o desenvolvimento motor faz com que as demais atividades do dia a dia se tornem mais simples”, destaca o professor.

educacao-fisica-editado-370x260
De acordo com o educador, na Educação Física o essencial é o respeito ao próximo e o reconhecimento sobre as dificuldades e habilidades de cada um. “A cooperação nos torna mais próximos e mais humanos. Quando jogamos, jogamos com o outro e não contra o outro, e isso é um aprendizado que vale para a vida”, ressalta Mário.
Outro papel importante da prática de Educação Física é a aproximação dos alunos. “Estamos em um momento em que o virtual domina as ações das crianças. Com isso, muitas delas estão próximas virtualmente, mas completamente distantes fisicamente. Na aula de Educação Física os alunos estão realmente próximos, em contato uns com os outros. Neste momento, as relações de conflito se materializam, as dificuldades e alegrias se misturam, e a participação depende de ambos, mostrando que o coletivo é o que importa”.
Para finalizar, o professor enfatiza que a Educação Física contribui para que os alunos percebam que a vida não é feita só de vitórias e que não basta apenas apertar um botão para iniciar um novo jogo. “Os desafios acontecem durante toda nossa trajetória de vida, o importante é saber superar as barreiras com dignidade, respeito, educação e humildade, para que possamos encontrar a chave para a vitória”.

http://www.educacaofisica.com.br/

Compartilhar

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta