Bom Jardim Notícias.com

Entenda porque as mudanças temperatura podem causar dor

Entenda porque as mudanças temperatura podem causar dor

As pessoas mais afetadas pela dor devido às mudanças bruscas de temperatura, são as que possuem algum tipo de dor crônica como, fibromialgia, artrite reumatoide, artrose, sofrem com sinusite ou enxaqueca, e também as que realizaram algum tipo de cirurgia ortopédica nas mãos, pés, braços ou pernas, e especialmente as quem tem alguma prótese de platina.

A dor pode surgir ou agravar até mesmo 2 dias antes do tempo mudar e embora a ciência ainda não tenha conseguido esclarecer qual a relação entre as doenças crônicas e as mudanças meteorológicas existem 4 hipóteses que podem explicar este fenômeno:

1. Diminuição do diâmetro dos vasos sanguíneos e contração dos músculos

Numa mudança brusca de temperatura os vasos sanguíneos diminuem ligeiramente o seu diâmetro e os músculos e as articulações tendem a ficar mais contraídos para que haja uma temperatura adequada e mais sangue nos órgãos, pois são essenciais à vida. Com menos sangue e calor nas extremidades do corpo, qualquer toque ou pancada pode ser ainda mais dolorida e o local das cicatrizes ficam mais retraídos e os receptores da dor localizados nas regiões mais profundas do corpo ficam mais sensíveis e enviam o estímulo da dor ao cérebro ao menor estímulo.

2. Aumento da sensibilidade das terminações nervosas da pele

De acordo com esta teoria as abruptas mudanças de temperaturas nos torna mais perceptíveis à dor porque as terminações nervosas localizadas na pele ficam mais sensíveis e até mesmo a mudança no peso do ar, com a chegada do frio ou da chuva, leva a um pequeno inchaço das articulações, que embora não possa ser visto a olho nu, já é suficiente para levar ao surgimento ou piora da dor articular. Essa teoria também pode explicar porque quando as pessoas fazem mergulho em grande profundezas também queixam-se do mesmo tipo de dor, já que a pressão da água sob o corpo tem o mesmo efeito.

Entenda porque as mudanças temperatura podem causar dor

3. Mudança na carga elétrica do ar

Quando o frio ou a chuva estão chegando o ar fica mais pesado e existe mais eletricidade estática e umidade no ambiente e, supostamente, esta pode levar a uma pequena contração dos nervos periféricos, localizados nos braços, pernas, mãos e pés. Esta contração ainda que não seja facilmente perceptível pode deixar os nervos mais receptivos a qualquer desconforto, facilitando o estímulo à dor.

4. Mudança no humor

Nos dias mais frios e chuvosos as pessoas tendem a ficar mais calmas, pensativas e até mesmo mais tristes e com tendência à depressão. Esses sentimentos fazem com que a pessoa fique mais parada, havendo menor produção de calor pela contração muscular e maior rigidez nas articulações e estes fatores combinados podem diminuir a tolerância à dor e por isso qualquer pequeno estímulo pode ser suficiente para começar a incomodar muito.

Como aliviar a dor

A melhor forma de evitar o surgimento ou a piora da dor que surge quando o clima esfria de repente e há previsão de chuva ou tempestade de verão, é mantendo o corpo bem aquecido, sem se permitir sentir o frio, e colocar uma compressa morna na articulação dolorida ou no local da cirurgia.

Além disso, é importante manter-se ativo e em movimento porque a contração muscular promove calor e aumenta a temperatura do corpo aquecendo os músculos e as articulações diminuindo assim a dor.

Assista esse vídeo para saber como fazer uma compressa quente para ter sempre em casa, para usar quando sentir essa dor:

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta