Bom Jardim Notícias.com

Chá de anil pode tratar dores articulares, inflamações e afecções; confira

Chá de anil pode tratar dores articulares, inflamações e afecções; confira

O anil (Indigofera tinctoria) é uma planta pertencente à família das leguminosas. O termo anil representa várias espécies, mas, neste artigo, vamos nos ater a duas delas:Indigofera tinctoria L. e Indigofera anil L. Esta planta também é popularmente conhecida por outras denominações, como anileiro, anileiro-da-índia, caobi-indigo, timbó-mirim e timbozinho.

cha-de-anil-propriedades-e-beneficios-e1475849047474

Na medicina natural, as folhas, a raiz e as sementes do anil são utilizadas, inclusive na forma de chá, para tratar uma série de condições de saúde.

Originário da Índia, o anileiro é uma planta bastante popular no Brasil, crescendo espontaneamente em quase todas as regiões do país. Há algum tempo, o vegetal era muito cultivado no Brasil para extração do anil, mas, ultimamente, com a fabricação de materiais corantes sintéticos, o uso do corante anil tem sido deixado de lado.

Existem várias espécies no país do gênero Indigofera, sendo que algumas são utilizadas como forrageira; outras, como adubo verde.

Propriedades e benefícios do anil

As propriedades medicinais do anil incluem a sua ação antiálgica, antiespasmódica, anti-inflamatória, depurativa, diurética, emenagoga, estomáquica, antiepiléptica, febrífuga, purgativa e sedativa. A raiz da planta apresenta, ainda, propriedades odontálgicas; e as folhas machucadas têm ação sarnicida.

No tratamento homeopático, o anileiro é indicado para os seguintes casos: dores articulares e nevrálgicas, afecções das vias respiratórias, inflamações agudas da pele, distúrbios circulatórios e hemorragia nasal.

As folhas do anil apresentam propriedades antiespasmódicas, sedativas, estomáquicas, febrífugas, diuréticas e purgativas, sendo empregadas no tratamento de uretrites blenorrágicas e afecções do sistema nervoso. Já as folhas machucadas são usadas topicamente para tratar sarna; e a raiz é útil contra a icterícia. As sementes da planta, depois de pulverizadas, podem repelir insetos.

Chá de anil: como preparar?

O chá de anil é obtido por meio da infusão de suas folhas e raízes. Confira a seguir como preparar esta bebida:

Ingredientes

– 5 g de folhas e raízes de anil;
– 1 litro de água.

Modo de preparo

Coloque as folhas e raízes no recipiente e despeje a água fervente sobre elas. Tampe e deixe a infusão em repouso durante 15 minutos. A indicação de consumo deste chá é de 1 a 2 xícaras ao dia.

Cuidados

A planta contém índigo, uma substância tóxica, portanto, a planta não deve ser utilizada em uma dosagem acima da recomendada. Lembre-se que as plantas contêm princípios ativos que também podem nos fazer muito mal, por isto, sempre consulte um médico especialista antes de iniciar qualquer tratamento natural.

http://chabeneficios.com.br/

Compartilhar

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta