Bom Jardim Notícias.com

O Poder dos Alimentos Antioxidantes

O Poder dos Alimentos Antioxidantes

O papel dos antioxidantes é proteger as células sadias do organismo contra a ação oxidante dos radicais livres.

O nosso organismo precisa ser constantemente desintoxicado dos radicais livres. Isso é feito naturalmente pelo corpo, desde que este tenha acesso suficiente a alimentos antioxidantes, como por exemplo as vitaminas C, E, betacaroteno e o mineral selênio.

Uma alimentação rica em vegetais é a melhor opção para se proteger dos radicais livres, diminuindo assim o risco de várias doenças e evitando oenvelhecimento precoce.

O que são Radicais Livres?

Os radicais são produzidos dentro do nosso corpo. Essa produção acontece naturalmente devido a determinados alimentos e ao meio-ambiente. Eles são produzidos pelas células durante o processo de queima do oxigênio, utilizado para converter em energia os nutrientes absorvidos nos alimentos.

Os radicais livres podem danificar células sadias do nosso corpo. Nosso organismo possui enzimas protetoras que reparam grande parte desses danos causados pela oxidação. O corpo consegue naturalmente controlar o nível desses radicais produzidos pelo nosso metabolismo.

Entretanto, quando existem radicais livres em excesso, há a danificação das células — o que produz muitos distúrbios e contribui para o envelhecimento.

Embora os alimentos antioxidantes ajam reduzindo a concentração de radicais livres, seu papel é moderador — e não bloqueador. Ou seja, a mera ingestão de vitaminas não evita completamente a ocorrência de radicais livres, embora sua ausência possa favorecer a proliferação descontrolada destes.

O Poder dos Alimentos Antioxidantes

Funções dos Principais Antioxidantes

Vitamina A ou retinol: A vitamina A é considerada um dos melhores antioxidantes naturais: promove o crescimento adequado, reforça o tecido, dá resistência contra infecções. É muito necessária para a saúde dos olhos, pele, cabelo, previne doenças respiratórias em alimentos em abundância de vitamina são fígado, ovos, produtos lácteos, vegetais como brócolis, salsa, espinafre, soja, frutas amarelas, laranja e vermelho.

Vitaminas B: As vitaminas do complexo B são, sem dúvida, antioxidantes naturais que ajudam o corpo a manter as funções vitais em harmonia. Entre os benefícios estão: promove boa digestão, previne fadiga e exaustão, fortalece as células e tecidos e previne doenças neurológicas.

Vitamina C: A vitamina C é um dos antioxidantes naturais não só dos mais apreciados, mas também útil para o bem-estar geral do corpo. Melhora o sistema imunológico, o crescimento, a formação decolágeno, entre outras funções. Contém nas frutas cítricas, camu-camu, acerola, laranja, goiaba, entre outros.

Vitamina E: A vitamina E (também conhecida como tocoferol), é um dos favoritos antioxidantes naturais porque ajuda a combater o envelhecimento prematuro, ação essencial para a regeneração celular. É encontrada principalmente no gérmen de trigo, amendoim, também em ervas de folhas verdes, e gema de ovo.

Carotenos: Os carotenóides são pigmentos de cor vermelha, alaranjada ou amarela, encontrados nas células de todos os vegetais. Também estão presentes nas células de protistas e fungos. Os benefícios que os carotenoides conferem à saúde consistem em prevenção de doenças com o câncer e doença arterial coronariana; são agentes antioxidantes e estimulam o sistema imunológico.

Flavonoides: São compostos de origem natural do grupo dos metabólitos secundários, abundantes no reino vegetal. São obtidos através de alimentos como frutas, legumes, verduras e também no chá de ervas, no vinho e no mel. Os flavonoides auxiliam na absorção de vitamina C, podem ter ação anti-inflamatória, antialérgica, anti-hemorrágica; mas, realmente, sua ação mais importante é a de antioxidante.

Coenzima Q10: Esta coenzima é um antioxidante bastante importante. É uma substância produzida naturalmente pelo organismo, mas também pode ser obtida através de alimentos como sardinhas, carne, óleos vegetais, amendoins, etc.

Os antioxidantes naturais são importantes para o corpo, essencial para uma boa saúde e manter. Devemos lembrar que, sem eles, o corpo é exposto e vulnerável, não só para sofrer alterações ou condições. Mas também a desenvolver doenças.

Alimentos Naturais Ricos em Antioxidantes

Além das frutas, vegetais, folhas verdes, grãos e carnes existem alguns alimentos ricos em antioxidantes que merecem destaque. Segue um resuminho com alguns alimentos conforme o antioxidante que contêm, seguido de uma lista de alimentos em destaque pelo alto nível de antioxidantes.

Betacaroteno damasco, cenoura, tomate, mamão
Vitamina C acerola, laranja, pimentão, morango, goiaba
Vitamina E germe de trigo, óleos vegetais, nozes
Minerais (Zinco e Selênio) ostras, fígado, grãos de cereais, cebola
Isoflavona soja, uva, alho, berinjela, beterraba
O Poder dos Alimentos Antioxidantes
  • Cacau: O cacau é considerado o alimento mais antioxidante que há, e comercialmente está presente em principalmente no chocolate amargo. Rico em polifenóis, substâncias antioxidantes benéficas a saúde do coração e para circulação.
  • Café: O café é muito benéfico para saúde. É útil na prevenção da doença de Parkinson, diabetes, previne ataques cardíacos, aumenta a concentração, previne a depressão em mulheres, e ainda é rico em vitamina B, lipídios, aminoácidos — sendo um poderoso antioxidante.
  • Chá Verde: O chá verde (ou o matcha, que é melhor ainda) é fonte de catequinas que apresentam importante ação antioxidante. Evita danos celulares que promovem a iniciação do desenvolvimento de tumores.
  • Cúrcuma: A cúrcuma também chamada de açafrão, possui curcumina, de poderosíssima ação antioxidante: protege contra doenças cardiovasculares e também contra iniciação e desenvolvimento de tumores.
  • Óleo de coco: O óleo de coco é rico em vitamina E, que atua na diminuição do processo de envelhecimento das células, e na proteção das doenças crônicas como câncer e doenças cardiovasculares.
  • Castanhas: As castanhas são fontes de gorduras insaturadas, vitaminas e minerais. Atua na prevenção de doenças cardiovasculares, câncer e combatem o envelhecimento precoce.
  • Linhaça: A linhaça é fonte de ômega 3, e apresenta ação vasodilatadora, além de inibir a agregação plaquetária, o que previne doenças cardiovasculares.

http://belezaesaude.com/

Compartilhar

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta