Bom Jardim Notícias.com

Uso inadequado de antibióticos dá origem a Superbactérias

Uso inadequado de antibióticos dá origem a Superbactérias

As superbactérias são o resultado do uso incorreto de antibióticos que levam à mutações genéticas tornando-as resistentes a estes medicamentos. Infelizmente até mesmo os antibióticos mais fortes como os carbamínicos, não tem qualquer efeito sobre as superbactérias, que acabam sendo de difícil controle, podendo levar muitos à morte.

A bactéria Klebisiella Pneumoniae, conhecida pela sigla KPC, é um exemplo de superbactéria, que é capaz de resistir à maior parte dos antibióticos existentes, provocando sintomas como febre alta, dificuldade para respirar e infecções recorrentes, sendo potencialmente fatal.

Outros exemplos de superbactérias são E. Coli e Pseudomonas aeruginosa, que também são de difícil controle. Normalmente a KPC está restrita aos hospitais, mas esta superbactéria já foi encontrada em locais públicos o que coloca todos em risco.

Uso inadequado de antibióticos dá origem a Superbactérias

Sintomas causados pela superbactéria

Os sintomas variam de acordo com a bactéria presente e normalmente os médicos não suspeitam de uma superbactéria, até que o tratamento que habitualmente é realizado deixa de ser eficaz, proporcionando aumento da multiplicação deste micro-organismo no corpo e aumento da gravidade da doença.

Para saber que se trata de uma superbactéria deve ser feito o diagnóstico através de um exame chamado antibiograma, que é capaz de identificar qualquer bactéria no organismo, indicando também os remédios mais indicados e os que não tem nenhum efeito.

Formas de contaminação com a SuperbactériaFormas de contaminação com a Superbactéria

Tratamento contra Superbactéria

O tratamento contra a superbactéria deve ser feito no hospital com injeções de uma combinação de antibióticos, diretamente na veia para combater as bactérias e evitar o surgimento de outras infecções.

Por vezes é necessária a combinação de mais de 20 antibióticos diferentes para controlar a superbactéria, mas existem chances de cura.

A infecção com uma superbactéria pode ser difícil de alcançar pois existem poucos antibióticos capazes de a eliminar. Normalmente a pessoa precisa ficar internada por semanas ou meses, tendo que tomar uma combinação de diversos antibióticos para controlar a infecção.

Durante o tratamento o paciente fica isolado e as visitas devem ser restritas, sendo necessário usar roupa, máscara e luvas para evitar contaminar outros.

Como usar o antibióticos corretamente

Para usar os antibióticos corretamente evitando o desenvolvimento de superbactérias é importante só tomar antibióticos quando forem receitados pelo médico, e pelo tempo e dose recomendados por ele mesmo que os sintomas desapareçam antes.

Esse cuidado é um dos mais importantes porque quando os sintomas começam a diminuir, as pessoas deixam de tomar o antibiótico e assim as bactérias ganham mais resistência aos medicamentos, colocando todos em risco.

Outro cuidado importante é só comprar antibióticos com receita médica e quando ficar curado, levar o resto do medicamento que sobrou para a farmácia, não jogando as embalagens no lixo, no vaso sanitário, nem na pia da cozinha para evitar a contaminação do meio ambiente, que também faz com que as bactérias se tornem mais resistentes e mais difíceis de curar.

Artigos Relacionados

1 Comentário

  1. Miguelito
    19 de fevereiro de 2017 às 16:21 Responder & darr;

    Isso é inverosímel. a Superbactéria tem 87% de probabilidades de ter sido criada em laboratório e aparece precisamente no momento mais baixo de vendas de anti-inflamatórios da indústria farmacêutica, dando origem a uma caça às bruxas onde qualquer um pode comprar fármacos em quantidade suficiente para matar 50 elefantes uma vez, seja nicotina, paracetamol, ou ibuprofeno. Mas isto não faz mal porque são de venda livre. Vá, está na altura de por os anti-inflamatórios outra vez como best-sellers, e guardar os antibióticos para uma altura em que estejam como estão os anti-inflamatórios hoje… A infarmed e a Oms devia ter vergonha uisto e esconder-se debaixo de uma cadeira ou um tapete de sala.

Deixe uma resposta