Bom Jardim Notícias.com

Elimine a tosse com chá de embaúba

Elimine a tosse com chá de embaúba

Embaúba (Cecropia glaziovi) é uma árvore perene que pode chegar a alcançar 16 metros de altura, com tronco esbranquiçado e folhas lobadas presentes apenas no ápice.

Pertencente à família das Moraceae, esta planta também é conhecida por outras denominações, como embaúva vermelha, ambaí, ambati, ambaú, árvore da preguiça e outros.

A embaúba possui diversas propriedades medicinais e, por isso, é consumida na forma de chá para tratar uma série de condições de saúde.

Propriedades e benefícios

As propriedades medicinais da embaúba incluem a sua ação diurética, hipotensora, expectorante, descongestionante, cicatrizante, antiespasmódica, analgésica, antisséptica, antiasmática, adstringente, tônica, anti-hemorrágica, cardiotônica e combatente do diabetes.

elimine-a-tosse-com-cha-de-embauba

Foto: reprodução/site wikipedia

Graças às suas propriedades, a embaúba é uma planta medicinal indicada para tratar uma série de condições de saúde, incluindo anúria, bronquite, chagas crônicas, tosse, diarreia, cólicas hepáticas, coqueluche, hipertensão, mal de Parkinson, oligúria e úlceras gangrenosas.

Dentre os princípios ativos da planta estão os alcaloides, flavonoides, glicosídeos e taninos.

Como preparar o chá de embaúba?

A embaúba pode ser encontrada em casas de produtos naturais e é utilizada para fins medicinais na forma de chás, sucos, infusões e pomadas. Na forma de suco, a planta é eficaz no tratamento de tosse e problemas respiratórios; a pomada à base de embaúba é indicada para tratar hemorroidas; e o chá, que é o seu uso mais comum, proporciona todos os benefícios da planta.

 Confira a seguir a receita do chá de embaúba:

Ingredientes

  • 2 colheres (de sopa) da erva;
  • 1 litro de água.

Modo de preparo

1) Adicione a água em um recipiente;
2) Acrescente a erva e leve ao fogo;
3) Ao levantar fervura, deixe cozinhando por mais 10 minutos;
4) Retire do fogo e deixe repousar por aproximadamente 10 minutos;
5) Coe a mistura e o chá está pronto para consumo.

A indicação de consumo deste chá é de duas a três xícaras ao dia.

Contraindicações e efeitos colaterais

Não foram encontrados efeitos colaterais nas literaturas consultadas, entretanto, o consumo do chá de embaúba deve ser evitado por gestantes e mulheres em fase de amamentação.

Lembre-se que todo tratamento natural deve ser realizado apenas sob orientação médica. Apenas um profissional poderá avaliar o seu caso e indicar o melhor tratamento a ser seguido.

Compartilhar

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta