Bom Jardim Notícias.com

Saiba por que respirar da forma correta traz benefícios à saúde

Saiba por que respirar da forma correta traz benefícios à saúde

Prestar atenção no ar que entra e sai do corpo traz benefícios à saúde, ajuda a embalar o sono e até a controlar o peso. Descubra por que e aprenda técnicas para respirar do jeito certo

No corre-corre diário, a última coisa que passa pela nossa cabeça é ficar de olho no modo como estamos respirando. Afinal, essa ação é tão automática que a gente não precisa perder tempo pensando nela, certo? Errado. Respirar corretamente, inspirando e expirando calma e profundamente só oferece vantagens. De acordo com o professor José Roberto Leite, coordenador da unidade de medicina comportamental do departamento de psicobiologia da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), toda criança nasce sabendo respirar do jeito correto. “Ela enche os pulmões na inspiração e solta o ar devagarzinho, até eliminá-lo totalmente pelas narinas”, afirma.

respiracao_para_acalmar_1

No entanto, com o passar dos anos, a tendência é respirarmos de forma alterada. “Quando começamos a sentir medo do desconhecido, a respiração acaba se tornando rápida e ofegante como uma reação fisiológica aos acontecimentos à nossa volta”, conta José Roberto. Em outras palavras, as emoções que fazem parte da vida de qualquer adulto – medo, ansiedade, insegurança, tensão… – influenciam a maneira como o ar entra e sai do nosso corpo. E isso, por sua vez, interfere na saúde, bem-estar, na beleza e até no controle do peso. “Inspirando e expirando longa e pausadamente, você ativa o sistema parassimpático e passa a se sentir mais calma e centrada”, afirma José Roberto Leite. E esse estado de tranquilidade contribui para baixar a pressão arterial, diminuir o ritmo de pensamentos e enfrentar melhor situações de tensão.

Pele cheia de vida

A entrada maior de ar no organismo eleva a oxigenação das células e dos tecidos do corpo e resulta em ganhos para a pele, o cabelo e a aparência de modo geral. Afinal, como respirar de modo consciente garante também um sono mais tranquilo e reparador – o que é fundamental para a liberação de substâncias regeneradoras dos tecidos –, seu reflexo no espelho pela manhã tende a mostrar um rosto descansado, sem inchaço ou olheiras. Um estudo médico realizado na Índia com praticantes de exercícios de respiração guiada constatou um aumento na produção de antioxidantes no organismo dos voluntários – sabemos que essas substâncias são capazes de desacelerar o processo de envelhecimento da pele.

Entender como respirar corretamente afeta a qualidade do sono ajuda a compreender a importância disso para a silhueta: horas a menos de descanso desregulam a produção do hormônio melatonina, o que pode levar ao acúmulo de gordura. Além disso, quanto menos você dorme, mais seu organismo fabrica grelina (que estimula a fome) e menos produz leptina (que controla a saciedade). Sem falar que, quando fica mais tempo acordada, é provável que acabe atacando a geladeira e a despensa fora de hora. É também com a prática de exercícios de respiração que conseguimos dar um basta na ansiedade de um dia difícil e com isso evitar ataques à mesa. “A respiração correta não emagrece ninguém diretamente. No entanto, quando a vida e a mente estão tranquilas, você tende a se alimentar com mais equilíbrio, movida pela fome física e não por impulso, além de escolher os alimentos com mais consciência”, avalia Marcos Rojo Rodrigues, PhD em Ciência do Yoga na Índia e professor do Centro de Práticas Esportivas da Universidade de São Paulo (USP).

Treino para a concentração

Além de conquistar um corpo mais saudável, manter a mente voltada para o ritmo respiratório é uma forma de treinar o foco e a concentração, tão importantes para a vida pessoal e profissional. “Claro que não é fácil. Começamos a observar a respiração e logo depois já nos envolvemos com os nossos problemas. O importante é voltar para o foco quando se distrair”, ensina Rojo . Ao contrário do que muita gente pensa, os exercícios podem ser feitos sempre que sentir necessidade. Está no escritório? Saia do ambiente por dez minutinhos e repita os movimentos – até no banheiro, se for necessário. “A frequência conta mais do que o ambiente em si”, diz José Roberto.

Fonte: http://corpoacorpo.uol.com.br/blogs/mulher-de-corpo/saiba-por-que-respirar-da-forma-correta-traz-beneficios-a-saude/10787 – Texto Fabiana Gonçalves | Edição Paula Lima | Adaptação Ana Paula Ferreira – Foto Shutterstock

Compartilhar

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta