Bom Jardim Notícias.com

Eca!!! 5 coisas que você não vai acreditar que são feitas de fezes

Eca!!! 5 coisas que você não vai acreditar que são feitas de fezes

Para os cientistas, as fezes (ou material fecal) podem fornecer informações importantes sobre a dieta e vida de um animal. Através de análise laboratorial, observando a consistência e odores das fezes, o cientista pode compreender o escopo de atividades físicas e metabólicas do animal, sendo que, em uma última análise, mais criteriosa podendo revelar claramente os hábitos alimentares de uma criatura.

materialfecal1-1

No entanto, as fezes podem ser usadas para obter mais informações, além dos hábitos alimentares e dieta dos animais. O DNA encontrado nas células intestinais e processos metabólicos de vários hormônios podem ser usados para identificar diferenças genéticas e stress respectivamente.

Alguns tipos de fezes de animais podem ser usadas como fertilizantes (estrume), enquanto que outras, principalmente de ruminantes, podem ser usadas como uma fonte de combustível. Mas existem outras utilizações para o nosso cocô de cada dia que você talvez desconheça.

1 – Produtos cosméticos para o cabelo

3275

Cabelos ressecados e sem brilho? É possível que te recomendem um creme à base de óleo de argania. Os bons resultados são comprovados, mas é necessário informar que o óleo é extraído das fezes das cabras que comeram frutos das árvores de argania. Os trabalhadores tiram as sementes que se encontram nas fezes e, por meio de um processo especial, criam estes produtos capilares.

2 – Papel

materialfecal3

Nem todo papel é feito da madeira (celulose). Há um tipo de papel ecológico que se elabora usando fezes de elefante, coletadas e desinfetadas com água fervida. A polpa que sobra é misturada com polpa de milho, planta de abacaxi e outras fontes vegetais. Esta mistura é distribuída em bandejas e colocada para secar ao sol. Assim se produzem folhas de papel com fezes de elefante usadas para fabricar livros, menus, cadernos…

3 – Café

mulher-tomando-cafe-saude-21566

Não há nada melhor que um aromático e energizante café de manhã, feito com grãos raros. Uma opção para quem gosta de provar sabores diferentes é o Café Civet, feito com grãos retirados das fezes de um animal chamado Civeta de Palma asiática, que se alimenta com sementes de café. O sabor é especial. Leia o texto Um dos cafés mais caros do mundo é feito das fezes de um mamífero (U$900/kg) e descubra mais sobre esta iguaria.

4 – Joias

18

Há milhões de anos os dinossauros habitavam a Terra e, obviamente, defecavam depois de comer. Estes excrementos fósseis petrificaram e perduraram ao longos de milhares de anos. Passaram a ser considerados pedras preciosas e muitos joalheiros a usam para fabricar colares, brincos e até relógios.

 

5 – Energia

lampada7

Sabia que tuas fezes podem gerar energia para a tua casa? Existe um vaso sanitário inteligente conhecido como Loowatt, que separa as fezes da urina, guardando-as em um recipiente especial. Lá, um micro-organismo consome a matéria orgânica das fezes, liberando um gás que pode ser usado para cozinhar, aquecer ambientes ou até como fonte de eletricidade.

Fonte: batanga  Imagens: batanga/cafefacil/presencacacheada/cienciaeculturanaescola
Compartilhar

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta