Bom Jardim Notícias.com

Chá de camomila vulgar para a saúde do estômago

Chá de camomila vulgar para a saúde do estômago

Pequena em tamanho e grande em benefícios. Este é o paralelo da camomila vulgar, que apesar de ter apenas 60 cm de altura, a planta possui um leque de propriedades importantes para garantir a saúde dos homens.

Também chamada de camomila-da-alemanha, camomilha, maçanilha e matricária, esta erva concentra seus princípios ativos nas flores, ingrediente principal para o preparo do chá.

Propriedades e benefícios desta planta

Camomila vulgar é indicada para regular as funções gastrointestinais, por isso é considerada anti-helmíntica, antiespasmódica e sedativa.

Chá de camomila vulgar para a saúde do estômago

Foto: depositphotos

Também é conhecida por propriedades que variam da antisséptica, antimicrobiana e analgésica. Desta forma, esta planta possui dois grandes benefícios: cuidar da saúde do estômago e da pele.

Este medicamento natural é indicado para tratar cólicas em crianças, tanto intestinais como digestivas. Trata de acalmar os órgãos que ficam irritados com algum tipo de comida que fez mal ao organismo. Esta planta ainda consegue aliviar as inflamações que podem surgir na pele, incluindo lugares mais sensíveis como os olhos e a boca.

Como usar a camomila vulgar?

O preparo do chá desta planta não tem mistério, basta ferver uma xícara de água e depois adicionar uma colher (de sopa) de flores frescas da camomila vulgar.

Finalmente, o recipiente precisa se manter fechado para que a infusão possa ocorrer de maneira eficiente. Após 10 minutos de espera, é só coar o líquido e usá-lo para os tratamentos indicados.

Com relação a utilização, vale ressaltar que existem duas maneiras diferentes. No primeiro caso, o resultado da infusão pode ser aplicado no ventre da criança para diminuir às cólicas, basta só umedecer um pano no chá e colocá-lo sobre a barriga. Além disso, também pode ser usado sobre o rosto para ajudar no tratamento de pele.

Contraindicações e recomendações gerais

Mesmo sendo um medicamento natural, o chá de camomila vulgar tem suas contraindicações, como as grávidas e as mulheres que estão no período de lactação. Isto porque, as propriedades e princípios ativos desta planta podem prejudicar o desenvolvimento do bebê ainda no útero e também pode alterar o sabor e os benefícios do leite materno.

Além destas contraindicações, há também algumas recomendações gerais que devem ser levadas em consideração antes de usar este produto.

Por exemplo, procurar a opinião médica sempre em primeira instância, pois só um especialista está apto para reconhecer o problema de saúde e indicar o tratamento correto. Só após a avaliação, o paciente pode questionar sobre o uso da camomila vulgar, tanto se é possível ou não, como também a respeito da quantidade ideal para cada caso.

http://chabeneficios.com.br/

Compartilhar

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta