Bom Jardim Notícias.com

Esportes para estantes: saiba quais são os mais indicados

Esportes para estantes: saiba quais são os mais indicados

Manter uma rotina de atividade física é essencial para uma boa saúde. A recomendação é a mesma durante a gravidez. Mas é importante saber como fazer isso da maneira mais saudável para a mãe e o bebê

Durante a gestação, toda a atenção é necessária. Por esse motivo, os médicos consultados afirmam: nada de atividade de impacto. “Práticas coletivas,como futebol, basquete e handball devem ser evitadas. E individuais, como a ginástica olímpica e modalidades de atletismo que envolvam saltos (altura ou distância) também são mais arriscadas”, alertao  médico do esporte Fellipe Savioli (SP). Como não custa falar, essa também não é a hora de “viver cada dia como se fosse o único” e se aventurar com skate, esqui ou mountain bike. “Há sempre o risco de acidente, o que torna a gravidez arriscada também. O mesmo acontece com o crossfit”, explica Luba.

Conheça algumas modalidades indicadas e, com o seu médico, escolha a que mais se adapta a sua rotina e seu estilo.

PILATES

É recomendado às gestantes por ser “uma atividade física considerada calma, fluida,precisa e que permite diversas adaptações com respeito às alterações fisiológicas e musculoesqueléticas que acontecem na fase gestacional”, conta Patrícia Bueno, professora daprática (SP). Ela revela que um dos benefícios é o fato de o esporte diminuir diversos incômodos causados na gravidez. Contudo, alguns cuidados devem ser tomados. A especialista afirma que a partir do segundo trimestre, por exemplo, a gestante deve evitar a posição de barriga para cima, pois pode comprimir a veia cava, diminuindo a oxigenação para a mãe e o bebê. Além disso,os exercícios devem ter menor amplitude e menos sobrecarga para evitar lesões, entre outras recomendações. Por isso, pratique sempre com a devida supervisão.

NATAÇÃO

As atividades aquáticas são muito indicadas.“O motivo disso é elas serem de baixo impacto e proporcionarem leveza ao corpo que vem ganhando peso a cada mês”, justifica a educadora física Roberta. Ela afirma que, por ser uma atividade aeróbica, pode substituir a caminhada quando o corpo estiver muito pesado e com mais dificuldade de locomoção e mobilidade. Mas o ginecologista Ricardo Luba avisa que o esporte deve ser praticado de intensidade leve a moderada. Outro alerta se dá àquelas que já passaram do sétimo mês. “Nesse momento, o canal de parto já está sendo formado. A modalidade pode proporcionar eventual contaminação interna e deve ser evitada”, alerta Ricardo Nahas, do Hospital 9 de Julho (SP).

MUSCULAÇÃO

Se prefere o ambiente agitado das academias,o médico do esporte Ricardo Nahas conta que exercícios de musculação podem ser feitos desde que com apoio do abdome ou evitando aqueles com hiperextensão da coluna.“Exercícios que comprimam a região da barriga, como os abdominas, não devem ser executados nos segundo e terceiro semestres da gestação”, completa. Roberta afirma que os movimentos são excelentes para fortalecimento. Ela indica os treinos chamados funcionais, pois trabalham com peso do próprio corpo, respeitando as mudanças posturais que acontecem sem ter que se adaptar aos aparelhos. Vale recordar que, trabalhando os músculos certos, o parto fica até mais fácil de ser excutado.

YOGA

Se você já tem conhecimento da prática,fique tranquila. A dica é se adaptar aos novos limites e não forçar nenhuma parte do corpo.“Deve-se tomar cuidado com o excesso de força abdominal que se faz em alguns exercícios”, alerta o ginecologista Ricardo Luba. Agora, se é novata, saiba que o cuidado com as posturas deve ser redobrado. Elas exigem alongamento e resistência muscular. Por esse motivo, a educadora física conta que é uma boa opção, pois traz conforto e alívio para as alterações posturais que ocorrem ao longo das 40 semanas. Além disso, a prática indiana conta com as meditações que ajudam a controlar a ansiedade e as alterações de humor. E ainda, com o auxílio correto, podem ser realizadas em sua própria casa.

 

Fonte: http://revistavivasaude.uol.com.br/bem-estar/esportes-para-gestantes-saiba-quais-sao-os-mais-indicados/6514/ – Texto Letícia Ronche | Edição web Ana Carolina Gabriel | Fotos Shutterstock

Compartilhar

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta