Bom Jardim Notícias.com

9 verdades que você precisa saber sobre o chá verde

9 verdades que você precisa saber sobre o chá verde

O chá verde é conhecido pelas propriedades emagrecedoras que possui. Além disso, é rico em diversos nutrientes importantes para o organismo, como as vitaminas C, K, B1 e B2, e os minerais, a exemplo do manganês e o potássio.

Todos estes aspectos fazem desta bebida uma aliada da saúde e da beleza. Mas, apesar de ser cada vez mais famoso, o chá verde causa algumas dúvidas a respeito de sua utilização e de seus benefícios. Portanto, neste artigo o Chá Benefícios trata de explicar os efeitos reais desta bebida.

Verdades, mitos e esclarecimentos sobre o chá verde

9 verdades que você precisa saber sobre o chá verde

Foto: depositphotos

1. Qual a hora certa de tomar esta bebida?

Todo chá tem uma hora exata para ser ingerido, uma vez que existem certas substâncias que podem atrapalhar o modo de vida se consumido em um horário impróprio.

No caso do chá verde, que contém cafeína, deve ser evitado nos períodos noturnos, pois pode provocar insônia. Além disso, também não é indicado após as refeições, tendo em vista que dificulta a absorção de ferro e de vitamina C dos alimentos.

2. O chá verde auxilia na redução de colesterol

A bebida por si só não consegue promover milagres na corrente sanguínea. Todavia, se associado à uma base alimentar rica em nutrientes e com baixo teor de gorduras saturadas, o chá verde pode ajudar a diminuir o mau colesterol, também conhecido como LDL.

3. Melhorando o gosto do chá

Mesmo sendo tão benéfico para o organismo, muitas pessoas deixam de ingerir o chá verde pelo gosto amargo que ele possui. Mas, o que poucos sabem é que existem técnicas eficazes no sentido de otimizar o sabor da bebida.

Por exemplo, depois de preparar o chá o mesmo pode ser levado ao liquidificador com morango, maçã verde, laranja ou amora. Se preferir, o consumidor pode só acrescentar gotas de limão ou uma outra erva, como a hortelã.

4. Chá de saquinho é menos benéfico?

Quando as folhas são compradas em pacote é possível ver o conteúdo antes de preparar o chá. Infelizmente, isso não ocorre quando o chá é comprado em saquinhos.

Algumas vezes, além das folhas, são colocadas partes do caule da planta e esses elementos não contribuem para à saúde do consumidor. Por esta razão, os chás vendidos em saquinhos, são quase sempre, menos benéficos.

5. A bebida acelera o metabolismo

Se administrada de forma errada, a cafeína pode atrapalhar a absorção de nutrientes e ainda causar insônia. Mas, quando é aplicada no momento certo pode ser altamente benéfica ao organismo, principalmente para quem deseja emagrecer. Isso porque, esse elemento é capaz de acelerar o metabolismo e, consequentemente, auxiliar na queima de gordura.

6. Proteção das células

Com propriedades antioxidantes, o chá verde consegue impedir a ação dos radicais livres, tornando-se aliado das células. Por exemplo, os radicais atuam no sentido de oxidar as células do organismo, promovendo envelhecimento precoce e até mesmo doenças sérias, como o câncer.

Então, a única forma de combatê-los é apostando em uma alimentação rica em antioxidantes, como é o caso do chá. Além disso, graças à vitamina C, esta bebida ainda previne o surgimento de rugas, tendo em vista que melhora a característica elástica da pele.

7. Inimigo da depressão

Após vários testes, o American Journal of Clinical Nutrition publicou uma pesquisa que comprova que 44% das pessoas que consomem o chá verde têm menos indícios de depressão, se comparadas as que não ingerem a bebida. Tal benefício está associado ao efeito tranquilizante que a theanina possui, substância encontrada nas folhas deste chá.

8. O chá é aliado do sistema imunológico

O consumo de chá verde, de forma equilibrada e nos momentos exatos, é capaz de eliminar as infecções e inflamações que acometem o organismo. Isso porque, a bebida funciona no sentido de fortalecer o sistema imunológico, graças aos polifenóis e às vitaminas C, K B1 e B2 presentes na composição deste chá.

9. Quem não pode ingerir este chá?

Assim como todo os produtos, sejam eles naturais ou não, existem contraindicações. No caso do chá verde, a ingestão não pode ser feita por gestantes, indivíduos com hipertensão ou com casos de glaucoma. Além disso, quem possui problemas psiquiátricos também devem evitar o consumo dessa bebida.

http://chabeneficios.com.br/

Compartilhar

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta