Bom Jardim Notícias.com

Combate a tosse com chá do cordão de São Francisco

Combate a tosse com chá do cordão de São Francisco

O cordão de São Francisco é uma planta da família das Lamiaceae. Seu aparecimento está ligado ao homem, ou seja, ela é comumente identificada onde há ocupação de seres humanos ou onde eles já moraram. Ao longo dos anos, diversas formas de utilizá-la foram descobertas, sobretudo relacionada a saúde.

Devido a facilidade com que é encontrada, a planta é conhecida por vários outros nomes, além de cordão de São Francisco. Entre os mais comuns estão: cordão-de-frade, rubim, pau-de-praga, cordão-de-frade-verdadeiro, cordão-de-frade-pequeno, cauda-de-leão e tolonga.

Um dos locais apontados como berço da espécie é a África e a Índia. Devido a adaptação com o clima, ela também é facilmente identificada no Brasil, sobretudo na faixa litorânea, solos cultivados, terrenos baldios, lugares abertos e secos. A utilização do cordão de São Francisco é total, não havendo restrição entre as partes.

combate-a-tosse-com-cha-do-cordao-de-sao-francisco

Foto: reprodução/Wikipedia

Propriedades medicinais

A partir dos princípios ativos, a planta pode ser usada no tratamento de várias doenças devido aos efeitos balsâmicos, cicatrizante diurético, estomacal, expectorante e tônico. Sendo assim combate asma, tosse, bronquite, catarro, anemia, dor de contusão, espasmo, febre e fraqueza.

Ela também é indicada em casos de limpeza de úlcera, ferida, ação gástrica, reumatismo e para ajudar no processo de recuperação em casos de abortos espontâneos.

Efeitos colaterais

Antes de usar qualquer tipo de plantas nos tratamentos relacionados à saúde humana é bom que o paciente recorra ao médico. Ele é a pessoa mais capacitada para certificar a eficiência do uso. No caso específico da planta conhecida por cordão de São Francisco, o paciente precisa prestar atenção a alguns pontos.

A realização de tratamentos com a espécie é contraindicado aos pacientes com distúrbios da coagulação sanguínea. Além do mais, o uso prolongado pode causar hemorragias.

Chá de cordão de São Francisco

Para preparar o chá da erva de cordão de São Francisco você vai precisar de 200 ml de água e uma colher de sopa da planta seca. O primeiro passo é colocar a água para ferver. Assim que apresentar os primeiros sinais de ebulição, acrescente a erva. Deixe ferver por três minutos e desligue o fogo. Deixe descansar por 10 minutos, com o recipiente tampado.

Passado esse tempo, use uma peneira para separar a erva do líquido. Feito isso, a bebida está pronta para ser ingerida. O indicado é que o consumo do chá do cordão de São Francisco não ultrapasse as três doses diárias. Lembre de manter um intervalo médio de pelo menos oito horas entre uma dose e outra.

http://chabeneficios.com.br/

Compartilhar

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta