Bom Jardim Notícias.com

Depressão: 3 efeitos da doença sobre o corpo e a mente

Depressão: 3 efeitos da doença sobre o corpo e a mente

Todos nós sentimo-nos tristes ou ansiosos, às vezes. É uma parte normal da vida. No entanto, a depressão clínica pode interferir com a sua capacidade de funcional. A depressão afeta o modo como você se sente e também causa alterações em todo o seu corpo. A depressão é uma condição médica séria que tem um efeito dramático sobre a sua qualidade de vida.

Pessoas com depressão muitas vezes desenvolvem também outros problemas de saúde, já que essa condição afeta todo o corpo e a mente.

Efeitos da depressão

1 – Sistema nervoso central

A depressão pode causar uma série de sintomas, muitos dos quais são fáceis de descartar ou ignorar. Pode ser especialmente difícil de detectar nas crianças, que não conseguem articular seus sintomas, ou em adultos mais velhos, que podem culpar os seus sintomas pelo envelhecimento.

Os sintomas de depressão incluem tristeza e um sentimento de culpa. Pessoas com depressão muitas vezes queixam-se de estarem cansadas o tempo todo e tendem a ter problemas para dormir. Outros sintomas incluem irritabilidade, raiva e perda de interesse em coisas que costumavam trazer prazer, incluindo sexo. Pode ser descrito como uma sensação de vazio ou desesperança. Algumas pessoas podem achar que é difícil colocar esses sentimentos em palavras. Frequentes episódios de choro podem ser um sinal de depressão.

Outros sintomas incluem dificuldade de concentração, problemas de memória e dificuldade em tomar decisões. Pessoas com depressão podem ter problemas para manter um horário de trabalho normal ou cumprir as obrigações sociais.

Algumas pessoas que estão deprimidas podem usar álcool ou drogas. Podem se tornar irresponsáveis ou abusivas. Uma pessoa deprimida pode conscientemente evitar falar sobre isso ou tentar mascarar o problema. Pessoas que sofrem de depressão podem estar preocupadas com pensamentos de morte ou ferir-se. Há um aumento do risco de suicídio.

As crianças também ficam deprimidas. Os sinais incluem preocupação e falta de vontade de frequentar a escola. As crianças podem estar excessivamente irritadas e negativas. A depressão pode causar dores de cabeça, dores no corpo crônicas e dor que pode não responder à medicação.

2 – Sistema digestivo

A depressão pode afetar o apetite. Algumas pessoas lidam pelo excesso de alimentação ou compulsão. Isso pode levar a doenças relacionadas como a obesidade e a diabetes tipo 2. Outros perdem o apetite ou deixam de comer alimentos nutritivos. Problemas alimentares podem levar a dores de estômago, cólicas, prisão de ventre ou desnutrição. Os sintomas podem não melhorar com a medicação.

3 – Cardiovascular e sistema imunitário

A depressão e o estresse estão intimamente relacionados. Os hormônios do estresse aceleram a frequência cardíaca e fazem os vasos sanguíneos se comprimirem, colocando seu corpo em um estado prolongado de emergência. Com o tempo, isso pode levar a doença cardíaca.

De acordo com a Harvard Medical School, os pacientes que estão deprimidos quando hospitalizados por uma doença cardíaca são duas a cinco vezes mais propensos a ter fortes dores no peito, ataque cardíaco ou acidente vascular cerebral, no próximo ano. A recorrência de problemas cardiovasculares é mais estreitamente associada à depressão do que com o tabagismo, diabetes, pressão arterial alta ou colesterol alto. Se não for tratada, a depressão aumenta o risco de morte após um ataque cardíaco. A doença cardíaca é também um gatilho para a depressão.

Depressão e estresse podem ter um impacto negativo sobre o sistema imunológico, tornando-o mais vulnerável a infecções e doenças. A insônia também pode afetar gravemente o sistema imunitário.

Mais informações

A depressão é simplesmente uma doença física que tem um efeito psicológico em uma pessoa. Ambas as circunstâncias da vida e desequilíbrios no cérebro são causas inter-relacionadas com isso e, como resultado, a mente e o corpo podem ser danificados.

http://dicassobresaude.com/

Compartilhar

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta