Bom Jardim Notícias.com

Dieta vegana: conheça os benefícios para a saúde

Dieta vegana: conheça os benefícios para a saúde

Com o propósito de trazer práticas saudáveis para o dia-a-dia muitas pessoas investem em uma reeducação alimentar. Aliado a tudo isso, ainda tem aquelas que vão um pouco mais além e trazem para a sua rotina uma filosofia de vida. Esse é o caso das pessoas que descartam o consumo de qualquer produto de origem animal, através da dieta vegana.

No Brasil, essa filosofia vem ganhando cada vez mais adeptos, segundo comprova o presidente da Sociedade Vegetariana Brasileira, Ricardo Laurino.

“É visível a ampliação desse mercado, principalmente pelo crescimento de estabelecimentos e restaurantes que, cada vez mais, voltam seus cardápios para o público vegano e vegetariano. Além disso, o número de empresas que estão investindo no lançamento de produtos que não possuem ingredientes de origem  animal tem aumentado”.

Dieta vegana: conheça os benefícios para a saúde

Foto: depositphotos

Em meio a isso, é comum que as pessoas queiram saber sobre os benefícios de levar uma alimentação baseada nessa prática. Para isso, a nutricionista Cyntia Maureen, listou seis benefícios da dieta vegana.

1 – A dieta vegana pode salvar milhões de vidas humanas

Pesquisa publicada em março de 2016, no periódico Proceedings of the National Academy of Sciences, revelou que se todas as pessoas adotassem o veganismo, 8,1 milhões de vidas seriam salvas até 2050. De acordo com os pesquisadores da Universidade de Oxford (Inglaterra), que foram os idealizadores do estudo, o número está relacionado com a menor incidência de doenças como diabetes, obesidade, problemas cardíacos e câncer, comumente ligadas com a dieta que inclui alimentos de origem animal.

 2 – Menor possibilidade de desenvolver câncer

No mês de outubro de 2015, a Organização Mundial da Saúde (OMS) emitiu comunicado afirmando que o consumo excessivo de carnes processadas como salsicha, presunto, salame, mortadela, carne seca e carne enlatada, aumenta o risco de desenvolvimento de câncer, principalmente o câncer colorretal. “Como a dieta vegana exclui o consumo dos alimentos citados, seus adeptos possuem uma possibilidade menor de desenvolver a enfermidade”, pontua Cyntia.

3 – A dieta vegana pode contribuir para o emagrecimento

Os adeptos da dieta vegana não consomem gordura saturada encontrada em produtos de origem animal. A consultora da Superbom pontua que cada grama de gordura equivale a 9 kcal, assim, ocorre uma redução significativa no consumo final de calorias diárias. “Por conter variedade de vegetais e alimentos integrais, a alimentação vegana costuma ser rica em fibras que fará com que a pessoas comam porções menores e aumentará a sensação de saciedade, contribuindo para o emagrecimento e também para o bom funcionamento do intestino”, afirma.

4 – Salva animais dos abatedouros

Ao não comprar ou consumir produtos de origem animal, o indivíduo sabe que está contribuindo para a queda da demanda desses alimentos e, consequentemente, pela diminuição das mortes dos animais. “É a melhor maneira de ajudar os animais e de acabar com o sofrimento deles. Nas fazendas industriais existem muitos casos em que eles são mantidos em condições ultrajantes e em espaços exíguos”.

5 – Não consumir produtos de origem animal é uma atitude sustentável

A produção de carne afeta negativamente o equilíbrio do planeta pelos altos índices de desmatamento para pastagens para o rebanho bovino em regiões não recomendadas, como a Floresta Amazônica. “De acordo com a FAO (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação) é gasto 16 vezes mais água para produzir uma libra (o equivalente a 0,453 kg) de proteína de carne comparada à proteína vegetal”, informa a especialista.

6 – Economia

De acordo coma nutricionista, seguir um cardápio isento de alimentos de origem animal não necessariamente compromete o orçamento familiar, muito pelo contrário. “Em uma dieta convencional, é o consumo da carne animal que acaba onerando as compras, já que o produto tem um alto valor agregado. No caso dos  veganos, a base da alimentação inclui verduras, legumes, hortaliças e cereais, que são os alimentos mais baratos na gôndola do supermercado”.

http://www.remedio-caseiro.com/

Compartilhar

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta