Bom Jardim Notícias.com

Pequenas mulheres: Especialistas dizem que a idade da primeira menstruação deve baixar para 9 anos de idade nas próximas décadas

Pequenas mulheres: Especialistas dizem que a idade da primeira menstruação deve baixar para 9 anos de idade nas próximas décadas

A menarca, chegada da primeira menstruação, é sempre um evento muito esperado entre as adolescentes. No entanto quando acontece precocemente, parece roubar-lhes alguns momentos da infância. O que muita gente não sabe é que menstruar aos nove anos de idade está se tornando algo comum e é para ser considerado normal.

Os primeiros sinais da puberdade (maturação sexual) nas meninas se manifestam por meio da telarca que é o desenvolvimento das mamas e da pubarca, o surgimento dos pelos pubianos seguindo-se do desenvolvimento do aparelho genital (menarca) e, finalmente, pelo início da ovulação, o que determinará a capacidade de reprodução. De acordo com especialistas, a média de idade para a chegada da primeira menstruação tem diminuído cerca de quatro meses a cada década, e atualmente ela se situa entre 12,5 anos e 13 anos, mas é claro que há um grande variação entre as meninas saudáveis, e algumas iniciam seus ciclos antes dos 10 anos e, em outras, eles não aparecem até os 15 anos.

Em 1999 novos parâmetros de idade foram estabelecidos, e a puberdade precoce só deve ser considerada se o surgimento dos seios e dos pelos pubianos se manifestarem aos sete ou seis anos. Somente nessas hipóteses é que deve ser investigada a existência de disfunções nas glândulas endócrinas, e também a rara presença de tumores. Especialistas dizem que a média de idade para chegada da primeira menstruação varia conforme a população e isso se dá por causas genéticas, ambientais, nutricionais, socioeconômicas, além dos níveis de atividade física de cada grupo, todos fatores relacionados com a maturação sexual. No entanto, parece claro que nas próximas décadas a idade da menarca geral deve baixar para 9 anos de idade, como já acontece com algumas meninas hoje.

primeira-menstruacao-6

Essa tendência à diminuição na faixa etária é denominada “tendência secular” e está anexa à melhores condições de vida e alimentação. Aqui no Brasil, nossas meninas passam por essas mudanças seguindo as previsões e se relacionam também às condições climáticas e à cultura.  Os especialistas dizem que outros fatores possam influenciar a chegada da primeira menstruação, e cita um curioso dado em que o núcleo familiar desempenha um papel importante nesse contexto: “Quanto menor a família, mais cedo elas menstruam e, em geral, a filha mais nova também menstrua mais cedo“.

i132964

 

Fonte: revistavivasaude  Imagens: sonnar/ meditation/revistavivasaude
Compartilhar

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta