Bom Jardim Notícias.com

Elaterídeo: inseto com faróis!

Elaterídeo: inseto com faróis!

“Bom, pensei que fosse um vaga-lume, mas pera aí… o vaga-lume não tem a luz atrás? Então o que é isso que tem os olhos brilhantes? É um outro tipo de vaga-lume?” Thereza – Cuiabá/MT

Thereza, você está certa e errada ao mesmo tempo. Está certa quando diz que este é outro tipo de vaga-lume, mas está errada quando diz que ele tem “olhos brilhantes”. Esta imagem representa uma espécie da família de besouros, chamada Elateridae.

Os Elaterídeos são caracterizados principalmente pela presença de duas manchas na parte anterior do tórax, que quando apagadas, têm coloração alaranjada, mas quando acesa emite coloração esverdeada parecida com laterninhas bem visíveis. Usa-se achar que essas manchas são os olhos do besourinho, mas na verdade são apenas manchas bioluminescentes. Elaterídeos ainda possuem uma terceira luz, agora sim, perto do abdome que só entra em atividade quando o inseto está voando. Esses vaga-lumes costumam voar muito alto, acima da copa das árvores. A luz que emitem é contínua. Na lanterna torácica, a luz, como já dito, tem uma tonalidade esverdeada. Na lanterna abdominal, é amarelada ou alaranjada.

8166344497_9da086d2c5_z
Os Elaterídeos são caracterizados principalmente pela presença de duas manchas na parte anterior do tórax, que quando apagadas, têm coloração alaranjada, mas quando acesa emite coloração esverdeada parecida com laterninhas bem visíveis.

O ciclo de vida dos elaterídeos é longo: dois ou mais anos. Os adultos vivem somente no verão, períodos em que se acasalam. Os ovos são postos em madeiras semi-apodrecidas no interior das matas. Após cerca de quinze dias, surgem as primeiras larvas, que passarão quase dois anos comendo outros insetos e crescendo, até se transformarem nas pupas, que irão depois converter-se em insetos adultos.

insecto
Os adultos vivem somente no verão, períodos em que se acasalam.
imgp9844_ps
Esqueça a unha suja e veja como a luz brilha no escuro!
http://diariodebiologia.com/
Compartilhar

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta