Bom Jardim Notícias.com

Aumente a concentração com chá de centelha asiática

Aumente a concentração com chá de centelha asiática

Identificada como sendo uma planta rasteira da família das Umbelifereas, a centelha asiática é conhecida pelas propriedades medicinais que ela apresenta.

Usada na Índia há mais de 2.000 anos, acredita-se que a planta fortalece a memória e a concentração, além de tratar distúrbios dermatológicos crônicos e ajudar a cicatrização de feridas.

A origem da centelha asiática é identificada como sendo do Sudeste da Ásia, índia, Sri Lanka, China,  mas também Madagascar, Unas dos Mares do Sul, África, México, Venezuela, Colômbia e Brasil. A centelha asiática foi descoberta na década de 40 do século passado por um bioquímico franco, Jules Lépine.

 Aumente sua concentração com chá de centelha asiática

Foto: depositphotos

Propriedades medicinais

A centelha asiática é indicada para vários problemas de saúde, sobretudo devido as propriedades naturais da espécie. Ela tem efeito adaptógeno, depurativo, cicatrizante, digestivo, anticelulite, estimula a irritação vaginal, metabolismo de gorduras, estimulante cutâneo e antidepressivo.

O uso da planta também acelera a cicatrização e reduz o risco de formação de queloides. Ainda no que diz respeito as lesões na pele, ela pode ser aplicada como loção sobre a pele em pequenas queimaduras, psoríase e cicatrizes. Como tratamento secundário, a espécie é útil em muitos problemas de saúde crônicos.

 A centelha asiática também pode ser usada para tonificar e fortalecer as veias, tratar úlceras nas pernas, insuficiência venosa, varizes e derrames. Para recorrer a todas essas propriedades, as pessoas devem usar as folhas nos tratamentos.

Cuidados

Antes de incluir a centelha asiática no cronograma de tratamento, é importante que o médico seja consultado. Ele é a pessoa mais indicada para endossar as propriedades curativas da planta, sobretudo levando em consideração as suas características físicas e também da doença que está em evidência.

No que diz respeito aos efeitos colaterais, a planta pode provocar infertilidade, irritação tópica, fotossensibilização, dermatite de contato e eczema, ambos doenças de pele relacionada com o uso excessivo de cremes com base na planta. Quanto a ingestão, doses muito elevadas pode causar cefaleia e narcose.

Chá de centelha asiática

Para preparar o chá de centelha asiática, basta colocar uma colher de sopa de folhas secas picadas em uma xícara, depois adicionar 200 ml de água fervente. Feito isso, abafe e deixe descansar por cerca de 10 minutos. Passado esse tempo, basta coar, adoçar, caso preferir, e ingerir. O indicado é que a dosagem não ultrapasse três xícara diárias.

http://chabeneficios.com.br/

Compartilhar

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta