Bom Jardim Notícias.com

Como curar um esporão com remédios caseiros

Como curar um esporão com remédios caseiros

Um esporão se carateriza pelo aparecimento de uma protuberância óssea na sola do pé ou na região posterior do calcâneo, que costuma originar dor intensa a quem sofre dele. As causas mais comuns do aparecimento de esporões são as más posturas do pé, bem como o uso de calçado pouco adequado. Este problema ósseo costuma vir acompanhado de fascite plantar, que é o que gera dor especialmente ao caminhar, e é necessário visitar um médico para tratar o esporão. Ainda assim, para tentar reduzir a dor, em umComo.com.br explicamos-lhe como curar um esporão com remédios caseiros.

Se acredita que lhe apareceu um esporão no pé, a primeira coisa a fazer será visitar um médico ou um especialista para que o examine, confirme o diagnóstico e recomende o melhor tratamento sobre como remover um esporão. Não espere que a dor seja tão intensa que não lhe permita realizar atividades cotidianas, deve solicitar ajuda médica aos primeiros incômodos.

Fonte: asocae.org
2

Um dos tratamentos mais comuns dos esporões é o uso de palmilhas ortopédicas, que ajudam a diminuir a dor e a corrigir a calcificação óssea. Este tipo específico de palmilhas contam com uma zona mais mole na área do calcanhar, para amortizar a pisada e reduzir a dor no calcanhar, produzida pelo esporão.

Fonte: yoymitendinitis.blogspot.com
3

Ainda assim, será muito importante que reduza as atividades que supõem um esforço extra do pé e pressão no calcanhar, e consequentemente, no esporão. Desta forma, recomenda-se evitar a realização de atividades que causem muito impacto no osso calcâneo ou atividade física como por exemplo, correr.

4

Para reduzir a inflamação e a dor, pode colocar gelo no esporão. Mas nunca o deverá fazer diretamente sobre a pele, deve cobrir a bolsa de gelo com um pano ou gaze antes de a aplicar sobre a zona afetada. Além disso, também existem compressas frias feitas especialmente para este objetivo e que poderá guardar na geladeira depois do seu uso.

Fonte: aat-geriatria.com
5

Fazer alongamentos também lhe ajudará no tratamento do esporão, para assim reduzir e eliminar a dor. Existem exercícios indicados especificamente para estes casos que poderá praticar em casa, com a ajuda de elementos cotidianos como bolas de borracha, toalhas ou usando uma mesa. Para os conhecer em detalhe consulte o nosso artigo sobre quais são os melhores exercícios para tratar um esporão calcâneo.

6

Outra boa opção para tratar os esporões são as talas noturnas, em que o pé se mantém esticado e especialmente o conjunto da fáscia plantar. Não é um tratamento recomendado no início dos problemas no osso calcâneo, de maneira que deverá ser supervisionado por um fisioterapeuta ou médico especialista.

A pronação, um achatamento do arco do pé além do normal, é a causa mais comum do esporão no calcanhar. É importante que não confunda com pés chatos. Os sapatos que usa causam a pronação. Tire os sapatos e dobre-os, eles não devem dobrar no calcanhar, apenas na ponta dos pés. Se os seus sapatos se dobram atrás da bola do pés, mude de sapatos. Certifique-se de usar calçado com um bom suporte de arco e de apoio no geral.

7

É importante ter em conta que o esporão é mais comum em determinados tipos de pacientes, pelo que certos grupos deverão se cuidar ao máximo para evitar a sua formação devido à prática esportiva.

Por isso, será necessário que antes de realizar atividade física visite um podólogo para receber indicações se sofre de:

  • Pé cavo;
  • É supinador;
  • Tem sobrepeso;
  • Possui alguma lesão no calcanhar de Aquiles ou nos músculos da panturrilha.

Além disso, não se esqueça de realizar um adequado aquecimento antes de qualquer prática esportiva, isto irá ajudar-lhe a evitar lesões, incluindo o esporão.

Compartilhar

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta