Bom Jardim Notícias.com

Estudo alerta: A suplementação de cálcio pode ser a causa de diversas doenças cardíacas

Estudo alerta: A suplementação de cálcio pode ser a causa de diversas doenças cardíacas

Um estudo dirigido pela Universidade John Hopkins, nos Estados Unidos, revela que pessoas que utilizam suplementos de cálcio podem ter mais chance de desenvolver doença cardíaca.

Sabe-se que as dietas ricas em cálcio podem trazer benefícios para o coração, mas a ingestão exacerbada do cálcio através de suplementação pode trazer perigos para o coração. Nos Estados Unidos, cerca de 43% dos adultos tomam suplemento de cálcio, de acordo com o Insituto Nacional de Doenças.

Segundo esse estudo, a ingestão desses suplementos pode provocar o acúmulo de placas nas artérias, o que pode inibir o fluxo de sangue, aumentando assim, o risco de ter um ataque cardíaco.

Muitos estudos anteriores demonstraram que o cálcio contido nos suplementos não chegava aos ossos nem era totalmente excretado pela urina, e deveria acumular-se em alguma parte do organismo.

sem-titulo-1

O estudo aconteceu durante 10 anos, e utilizou exames médicos de mais de 2700 pessoas. Os resultados indicaram que os pacientes que tomavam suplementos de cálcio tinham mais 20% de chance de desenvolver doenças cardíacas.

Muitas pessoas acreditam que quanto mais suplementação melhor, e que por ser um mineral benéfico, o cálcio não fará mal à saúde. Vários especialistas dizem que os pacientes que ingerem cálcio de maneira correta (através de alimentos e suplementos confiáveis) têm menos probabilidade de desenvolver problemas cardíacos.

Fonte: zap.aeiou
Imagens: Reprodução/dnaindia / healthunits
Compartilhar

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta