Bom Jardim Notícias.com

Chá de damiana, poderoso contra cistos e cálculos

Chá de damiana, poderoso contra cistos e cálculos

Originária do México, América Central, Antilhas e em partes da América do Sul, a damiana é uma planta da família das Turneraceae. Ela é bastante conhecida, sobretudo pelas suas propriedades medicinais. Dependendo do local onde ela é encontrada, também pode ser conhecida por damiane.

A espécie é identificada por possuir folhas serrilhadas, flores amarelas pequenas, que brotam no início do verão e frutos com cheiro e um sabor doce. Outra característica bastante marcante da damiana é o aroma. Muitas pessoas, inclusive, falam que é semelhante a camomila.

Os efeitos medicinais da planta podem ser extraídos das suas folhas, colhidas na época de floração. Na civilização maia, a planta era usada com fins afrodisíacos. Com esse mesmo propósito de uso foi listada no Formulário Nacional dos Estados Unidos, entre os anos de 1888 à 1947.

cha-de-damiana-poderoso-contra-cistos-e-calculos

Foto: reprodução/Wikipedia

Propriedades medicinais

Ao longo dos anos, a medicina natural começou a encontrar outras formas de usar a damiana em benefício da saúde. Entre elas, destaque para a ação adstringente, antiespasmódica, antidepressiva e antisséptica, além, claro dos poderes afrodisíacos, que fizeram a planta ganhar fama.

Ela também pode ser usada para combater doenças como asma, fraqueza, bronquite, catarro renal e cístico, cistite, constipação intestinal, desordem respiratória, depressão, diabete, diarreia, dispepsia e disenteria.

O uso medicinal da damiana também está associado a cura de dores de cabeça, doenças dos rins e bexiga, doenças venéreas, doenças do intestino, leucorreia, mal de parkinson, paralisia, problemas de visão, rins, renite, reumatismo, sífilis, úlceras pépticas, uretrite e vesícula.

Chá de damiana

Para preparar o chá de damiana você vai precisar de um litro de água e uma colher de sopa de folhas secas da erva. Coloque a água para ferver, assim que atingir o ponto de ebulição, desligue o fogo. Em outro recipiente, coloque as folhas secas da damiana e, em seguida, coloque a água quente. Preserve o recipiente tampado por cerca de cinco minutos. Passado esse tempo, use uma peneira para remover todo o excesso de folhas. A indicação é que sejam consumidas até três xícaras do chá por dia.

Contraindicações

Para incluir a damiana no tratamento de alguma doença, o paciente deve levar em consideração a avaliação médica. Pois, mesmo que o tratamento tenha fundamentos naturais, é sempre bom fazê-lo sem nenhuma culpa ou medo de uma reação mais grave. Em todo caso, as mulheres grávidas ou que estão amamentando não devem fazer uso do chá de damiana. Além do mais, o seu uso não deve ser associado a outras drogas estimulantes, pois pode trazer sérias complicações para a saúde.

http://chabeneficios.com.br/

Compartilhar

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta