Bom Jardim Notícias.com

De onde vem as pedras nos rins?

De onde vem as pedras nos rins?

“De onde vem as pedras nos rins?” (Bernardo)

Bernardo, os cálculos renais são conhecidos popularmente como pedras nos rins. São formações endurecidas que se formam nos rins ou nas vias urinárias, resultantes do acúmulo de cristais que existem na urina. A presença delas pode causar dores muito fortes que podem ir das costas para o abdômen e chegar a região inguinal. Nos picos da dor, ela pode chegar a causar náusea e vômito na pessoa que está sofrendo das dores.

As pedras nos rins são formadas quando a urina apresenta quantidades maiores que o normal de determinadas substâncias, como cálcio, oxalato e ácido úrico. Essas substâncias podem se aglutinar e formar pequenos cristais – que, depois, se transformarão em pedras. Muitas vezes essa quantidade anormal de determinada substância se deve ao hábito alimentar do indivíduo.

Tomar de 2 a 3 litros de água por dia, ajuda a eliminar as pedras ainda pequenas na urina, além de servir de método de precaução para que não se formem as pedras. Além disso o cuidado com alimentos ricos em oxalato (como a batata doce e o chocolate), é necessário para a prevenção e a não formação dos cálculos. A redução do sal e proteína das refeições também contribui para evitar as pedras e as dores por ela causada.

kidney_230312-1
A presença das pedras nos rins pode causar dores muito fortes que podem ir das costas para o abdômen e chegar a região inguinal. Foto: Reprodução/anatomiayfisiologiai. Tradução/diariodebiologia

Existem diversos tratamentos para a eliminação do cálculo renal. Entre eles estão a litotripsia onde as pedras são bombardeadas por ondas de choque, para que fragmentada possa sair mais fácil na urina. Também pode ser feita uma cirurgia percutânea ou endoscópica onde os cálculos são retirados dos rins através de endoscópio e pequenos orifícios.

Os médicos receitam analgésicos e anti-inflamatórios potentes para aliviar a dor, enquanto a pedra ainda está incomodando o paciente. É muito importante ir ao médico logo que a dor surgir ou sentir algum outro sintoma de cálculo renal como urina com sangue e infecções urinárias.

calculo-coraliforme-rim
Rins apresentando cálculos coraliformes. Foto: Reprodução/webpathology

Fonte: drauziovarella e minhavida

Compartilhar

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta