Bom Jardim Notícias.com

Uso indiscriminado de descongestionantes nasais e antigripais pode fazer mal à saúde

Uso indiscriminado de descongestionantes nasais e antigripais pode fazer mal à saúde

Se tem uma prática corriqueira no cotidiano que pode trazer muitos danos à saúde é a automedicação. Analgésicos, anti-inflamatórios e relaxantes musculares são alguns dos medicamentos que mais usamos no dia a dia. Um grupo de medicamentos que está inserido nesse contexto são os descongestionantes nasais e antigripais. Os especialistas alertam, no entanto, que o uso indiscriminado desses produtos pode causar inúmeros efeitos colaterais no organismo.

“Os descongestionantes nasais podem ser extremamente prejudiciais à saúde de várias pessoas. Tendo como princípio básico uma “vasodilatação” momentânea das vias respiratórias, a maioria destas medicações provocam um alívio imediato dos sintomas, entretanto, às custas de possíveis efeitos colaterais”, alerta o médico Marco Antônio, do Hospital Esperança – Rede D´Or São Luiz.

Já os antigripais podem não apenas gerar um efeito rebote (em que quanto mais se usa, mais se aumenta o problema), mas também sérias complicações. “O aumento da pressão arterial sistêmica; aumento dos batimentos cardíacos, que pode induzir ao aparecimento de arritmias cardíacas; irritação dos locais onde frequentemente são aplicados; dependência da medicação; e até a presença de choque e parada cardíaca em situações mais raras, são alguns dos problemas que podem surgir”, ressalta o especialista.

http://blogs.ne10.uol.com.br

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta