Bom Jardim Notícias.com

Por que os olhos de alguns animais brilham no escuro?

Por que os olhos de alguns animais brilham no escuro?

Alguns animais de hábitos noturnos (como alguns répteis e diversos mamíferos) possuem atrás da retina uma área conhecida como tapetum lucidum (tapete lúcido). Essa parte do olho é constituída de substâncias com propriedades refletoras que pode funcionar como um espelho melhorando a capacidade de enxergar no escuro.

O tapetum lucidum reflete a luz de volta para a camada fotorreceptora, fornecendo uma segunda oportunidade para a imagem ser captada adequadamente, isso aumenta a quantidade de luz percebida. Este processo dá aos animais uma capacidade espantosa para ver no escuro. No caso dos gatos, por exemplo, esse fenômeno permite a estes animais uma visão noturna sete vezes maior do que o olho humano.

Quando os bichos estão no escuro, suas pupilas ficam totalmente dilatadas e isso expõe o tapetum lucidum posicionado por trás da retina. Assim, quando um feixe de luz vindo de um farol ou mesmo do luar bate em seus olhos, essa superfície o reflete e dá mesmo a impressão de que seus olhos brilham. Graças a essa adaptação, leões, tigres e onças, entre outros felinos, são capazes de localizar suas presas mesmo em ambientes escuros. Pelo mesmo motivo, animais domésticos, como cães e gatos, conseguem se localizar em ambientes sem luz. No caso dos olhos dos suínos e do homem, por exemplo, não apresentam essa região refletora e por isso, nossos olhos não brilham no escuro.

Os animais de hábitos noturnos tem uma membrana atrás de retina que reflete a luz como um espelho.

FONTE: Ig Educa e Revista Galileu

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta