Bom Jardim Notícias.com

Este bicho come a língua do peixe e passa a se alimentar de tudo que o peixe come!

Este bicho come a língua do peixe e passa a se alimentar de tudo que o peixe come!

Encontrado principalmente em peixes do Golfo da Califórnia, o estranho crustáceo vive nos oceanos e é um parasita. Estes crustáceos da espécie Cymothoa exigua, podem chegar a ter quase três centímetros, são hermafroditas então têm sexo definido. Os jovens parasitas, ainda com poucos milímetros, entram em grupo pelas brânquias do peixe onde se alojam e, quando adultos, tornam-se machos. Mas um deles irá transformar-se numa fêmea e afixar-se com as suas patas traseiras na base da língua do seu peixe hospedeiro.

Isso mesmo, ele se agarra na língua do peixe com suas patas em forma de ganchos, e ali se alimenta de muco, sangue e do tecido e aos poucos acaba comendo a língua inteira do pobre peixe! Fixado na base da língua, este bichinho estranho acaba tomando o seu lugar, crescendo junto com o seu hospedeiro (o peixe) e aproveitando também para comer os restos alimentares.

Ele pode alcançar o mesmo tamanho da língua do peixe, mas o que parece se horripilante, não é: o peixe (caranho vermelho) continua se alimentar normalmente, e pode viver desta forma até o fim da vida.

Sem-Título-1

cymothoa_exigua_12

O único parasita conhecido capaz de substituir (comer) um órgão do seu hospedeiro e com isso, ainda ajudar na sua alimentação.

www. http://diariodebiologia.com

 

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta