Bom Jardim Notícias.com

O que faz um profissional de educação física se destacar?

O que faz um profissional de educação física se destacar?

O mercado, independentemente, de qual seja a área, é altamente competitivo. Se destacar, virar uma autoridade e, com isso, consequentemente, ganhar mais dinheiro, é algo que muitos buscam, mas poucos, muito poucos, conseguem.
Mas porque isso acontece?


Simples: uma série de fatores, que juntos, fazem com que bons profissionais, tornem-se medíocres. Mas afinal, o que faz um profissional de educação física se destacar?
O Profissional de educação física e o mercado de trabalho
Todos os anos, são formados nas universidades brasileiras, mais de 5 mil novos profissionais de educação física, segundo dados do Confef. Ou seja, somente nos últimos 5 anos, foram quase 30 mil novos profissionais habilitados. Como se destacar no meio desta multidão?
Em contraponto, não é difícil encontrarmos pessoas que não encontram profissionais capacitados para inúmeros serviços. De onde vem tamanha discrepância? Simples, da falta de profissionalismo e qualificação!
O surgimento dos “blogueiros e blogueiras fitness” se deve também a uma lacuna de mercado. Faltam profissionais de referência para a população em geral.
Desta forma, o profissional que segue uma linha adequada de integridade no trabalho e principalmente de qualificação, terá sempre destaque.
Mas como conseguir isso?
Como ser um profissional de educação física de destaque?
1. Seja sempre profissional
Parece óbvio, mas não é algo que vemos na prática. Muitos profissionais de educação física não sabem se portar frente aos clientes e alunos, não tem prática corretas e principalmente, erram feio nas abordagens. Isso sem falar na falta de ética de muitos….
Ser profissional é seguir protocolo, conversar e abordar pessoas, ao vivo ou em redes sociais, de forma correta.
A abordagem profissional é um dos pontos mais importantes para ser respeitado e visto como autoridade.
2. Qualificação científica
O que torna alguém apto a realizar certas atividades, que são proibidas por lei para o público em geral? Sua qualificação, correto? Por isso, um educador físico precisa, invariavelmente, ser formado em curso superior. Mas sua qualificação para por aí? Ele adquire todas as verdades que precisa na graduação? Com certeza não!
Ele precisa sempre buscar novos conceitos, reavaliar constantemente suas práticas e buscar acesso a informação de qualidade e que foi auditada por órgãos competentes. Resumindo em poucas palavras, o profissional de educação física precisa, sempre, basear seus estudos em revistas científicas, livros de qualidade e cursos de profissionais reconhecidos.
Caso contrário, ele nada mais é do que um “blogueiro (a) fitness com certificado”. Infelizmente, é o que mais vemos no mercado….
Além do mais, siga pessoas de referência nas redes sociais, leia o que eles produzem, mas seja crítico. Não engula “verdades” prontas. Isso te tornará um profissional muito melhor!
3. Busque ser visto como referência
O que te faz admirar uma pessoa? O que ela faz e fala, não é? Então como se destacar apenas repetindo “balelas”? Seja visto como um profissional estudioso, honesto e ético. Isso vai te destacar, não importa onde você esteja ou o que queira fazer.
Compartilhe conhecimento, use suas redes sociais e contatos para ajudar as pessoas. Isso faz com que um profissional se destaque e venha a ser uma referência.
4. Faça cursos de referência
A ProFitbox busca isso. Ajudar profissionais que não sabem exatamente o que fazer e onde buscar informações. Temos cursos que vão te ajudar a ser um profissional cada vez melhor! Veja alguns de nossos principais cursos. Para se matricular, basta acessar o blog! www.blog.profitbox.com.br
O Prof. André Lopes é Doutor em Ciências do Movimento Humano pela UFRGS, fundador do Pro Fit Box e Expert do Portal da Educação Física.

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta