Bom Jardim Notícias.com

Propriedades e benefícios do chá de potentilla

Propriedades e benefícios do chá de potentilla

Conhecida pela sua poderosa propriedade adstringente, a potentilla é uma planta que pertence à família das Rosaceae. Apesar do nome bastante complicado, algumas localidades trataram de facilitar, fazendo com que ela também fosse conhecida por tormentilha e sete em rama.

Trata-se de uma pequena planta, que dificilmente ultrapassa os 50 centímetros, com flores de igual proporção que chamam atenção pela cor amarelo vibrante. Suas folhas são verdes com pequenas partes esbranquiçadas no inferior, além de estarem dispostas de forma composta e dentadas.

A potentilla é originária da França, mas também pode ser encontrada em vários outros países, inclusive no Brasil. A partir da sua ação adstringente, a planta passou a figurar na listra das espécies que podem ser empregadas em benefícios da saúde humana. Porém, é necessário que se tomem alguns cuidados.
Propriedades e benefícios do chá de potentilla

Foto: depositphotos

Assim como acontece com qualquer outra espécie, antes de inseri-la no processo de tratamento e cura de qualquer doença, o médico tem de ser consultado. Só ele é capaz de certificar o seu uso, impedindo que outros efeitos indesejados, acometam os pacientes.

No exame, o profissional vai certificar-se de que o paciente não apresentará nenhum tipo de reação alérgica ou que desencadeie outra doença mais séria.

Benefícios da potentilla

Como foi bem dito até agora, essa espécie de planta possui propriedade adstringente, capaz de atuar diretamente no corpo diminuindo a secreção das mucosas e contraindo tecidos. Sendo assim, a potentilla pode ser usada para tratar insolação, queimaduras, tuberculoses e diarreia crônica.

Como usar a potentilla nos tratamentos alternativos

Dependendo do tipo de mal que esteja querendo tratar, a potentilla tem de ser usada de forma específica. Para os casos de diarreia, por exemplo, emprega-se uma mistura com vinho do porto, com 70 gramas de raízes trituradas da planta. Depois disso, deixa-se repousar durante oito dias e toma-se três taças por dia.

Chá de potentilla

Essa espécie de planta também pode ser usada na forma de chá. O tratamento, porém, necessita de acompanhamento médico, já que existem riscos para a saúde. Para preparar a bebida você vai precisar de 200 ml de água filtrada e uma colher (de sopa) da erva seca.

O primeiro passo é colocar a água para ferver em uma panela com tampa. Assim que começar a borbulhar, desligue o fogo e acrescente a potentilla. Espere descansar por cerca de 10 minutos. Passado esse tempo, antes de ingerir, use uma peneira para remover toda a erva. O consumo deve ser acompanhado pelo médico.

https://www.chabeneficios.com.br

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta