Bom Jardim Notícias.com

Chá de pimenta de macaco combate a diarreia e trata infecção intestinal

Chá de pimenta de macaco combate a diarreia e trata infecção intestinal

Com nome bastante curioso, a planta conhecida como pimenta de macaco possui muitas propriedades que podem ser aplicadas à medicina natural, o que acarreta na resolução de muitos problemas de saúde. Nesse sentido, as partes utilizadas são as folhas e os frutos.

Essa é uma espécie que possui semelhança com um arbusto e que dificilmente ultrapassa um metro de altura. Ela possui folhas verdes, oblongas, agudas, irregulares e redondas na base. Já os frutos são bagas que possuem formato de ovo em forma de espiga, com sabor muito acre e picante.

A pimenta de macaco é uma planta que pertence à família das Piperaceae. Dependendo do local onde ela é encontrada, pode ser conhecida por vários outros nomes, a exemplo de aperta-ruão, pimenta-longa, aduncum, tapa-buraco, pimenta-de-fruto-ganchoso, jaborandi-do-mato, erva-de-jaboti, matico-falso e falso-jaborandi.

Chá de pimenta de macaco combate a diarreia e trata infecção intestinal

Foto: Reprodução/Wikimedia Commons

Propriedades medicinais da pimenta de macaco

Cada parte da planta possui uma indicação específica, mas levando em consideração toda a planta, ela possui propriedades adstringente, antiofídica, colagoga, diurética, resolutiva e tônica do útero. Por isso, antes de aplicá-la a qualquer tratamento, o mais indicado é que o médico seja consultado.

Esse profissional indicará, inicialmente, se o paciente pode usar a planta, a dosagem e a parte mais propícia para o tipo de problema de saúde que ele desenvolve. Ele também vai tomar os cuidados necessários para que nenhuma reação indesejada acometa o paciente, piorando, assim, o estado de saúde.

Doenças combatidas pela planta

A planta pode ser usada para solucionar casos diarreia, problemas de mau hálito, moléstias do fígado, infecções intestinais e hemorragias. Através do preparo de banhos, feridas e infecções na pele podem ser tratadas. A planta também é indicada para acabar com a retenção de líquidos pelo corpo.

Chá de pimenta de macaco

Uma das formas mais comuns de usar a planta nos tratamentos de saúde é através do preparo do chá de pimenta de macaco. Essa receita combate as hemorróidas, diarreia e as moléstias do fígado.

Para isso você vai precisar de 200 ml de água filtrada e uma colher (de sopa) da erva seca. Coloque a água para ferver em uma panela com tampa. Assim que começar a borbulhar, desligue o fogo e acrescente a erva.

Para continuar com os passos seguintes, você vai precisar deixar a erva em infusão por cerca de 10 minutos. Passado esse tempo, use uma peneira para remover a erva e deixar apenas o líquido. A indicação de consumo é de até três xícaras por dia.

https://www.chabeneficios.com.br

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta