Bom Jardim Notícias.com

Chá de pessegueiro lubrifica o intestino e é um laxante natural

Chá de pessegueiro lubrifica o intestino e é um laxante natural

O pessegueiro, de nome científico Prunus persica, é uma árvore nativa da China e sul da Ásia, pertencente à família Rosaceae.

No Brasil, a árvore foi introduzida em 1532 por Martim Afonso de Sousa, que trouxe mudas da Ilha da Madeira e as plantou na capitania de São Vicente, atual estado de São Paulo. Apresenta folhas alternas e serreadas, flores roxas e drupas pubescentes, com propriedades aperitivas e digestivas.

Graças às suas propriedades terapêuticas, as folhas, sementes e flores são utilizadas na forma de chá, com funções calmante e laxante suave.

Propriedades e benefícios

Chá de pessegueiro: benefícios e propriedades

Foto: depositphotos

As propriedades medicinais do pessegueiro incluem a sua ação antitumor, antitussígeno, demulcente, diurético, emenagogo, expectorante, laxante e sedativo. As partes da planta apresentam propriedades distintas: a semente contém propriedades antitumor e emenagoga; a casca, folhas e semente são demulcentes; as folhas e casca apresentam propriedade diurética; e as folhas, casca e sementes também são laxativas e sedativas.

As diferentes partes da planta têm usos diferenciados na medicina alternativa. Devido às suas propriedades, o pessegueiro é indicado para tratar uma série de condições de saúde, incluindo bronquite, tosse, danos traumáticos, náuseas, parasitas e menstruações atrasadas.

As folhas do pessegueiro podem ser usadas como um remédio natural para indisposição matinal; e as sementes de pêssego ajudam a lubrificar os intestinos.

A infusão das folhas e sementes de pessegueiro também é usada como calmante e laxante natural, além de auxiliar no tratamento de diabetes, hemorragia (útero e bexiga) e enjoo.

O fruto é uma fonte de minerais, como cobre, ferro, manganês, magnésio e iodo, além de ser rico em fibras, hidratos de carbono e vitaminas A, B e C. Tais nutrientes ajudam a manter o bom funcionamento do intestino, evitar problemas de pele e complicações do sistema nervoso. As frutas são consumidas em seu estado natural ou podem ser um ingrediente de doces, sobremesas, sidras e licores.

Chá de pessegueiro: Como preparar?

Veja a seguir como preparar o chá de pessegueiro:

Ingredientes

– 1 litro de água;
– 20 g das folhas de pessegueiro.

Modo de preparo

Ferva a água, desligue o fogo e adicione as folhas de pessegueiro. Deixe em infusão durante 10 minutos. A recomendação de consumo deste chá é de 2 xícaras ao dia.

https://www.chabeneficios.com.br

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta