Bom Jardim Notícias.com

Benefícios da Própolis

Benefícios da Própolis

A ciência é muito importante em todas as áreas da vida. E na medicina não seria diferente! É através dos estudos que cientistas no muno inteiro descobrem prevenções e curas para vários tipos de doenças.

Em uma dessas pesquisas, constatou-se que a própolis, que é uma substância produzida pelas abelhas, serve para proteger a colmeia de vírus e bactérias. Por isso, foi verificado que ela atua como um antibiótico natural, capaz de combater uma série de doenças. E a partir dessas descobertas, a própolis passou a ser muito utilizada por suas propriedades medicinais.

Dentre os ingredientes que compõem a própolis, encontramos alguns minerais importantes, como:  cálcio, ferro, magnésio, silício, bromo e zinco. Ela também contém bioflavonoides, que funcionam como antioxidantes. Essas substâncias são as grandes responsáveis pela ação antibiótica da própolis. Outra informação relevante é que a própolis facilita a absorção de vitamina A e vitaminas do complexo B.

Propriedades Medicinais da Própolis

Devido a essas substâncias benéficas, a própolis possui diversas propriedades terapêuticas. Além de funcionar como antibiótico, ela também atua como analgésico, broncodilatador e cicatrizante. Por tudo isso, a própolis pode ser utilizada para tratar:

Extrato de Própolis

Extrato de Própolis

  • Gripes e resfriados;
  • Dores de garganta;
  • Tosses irritativas;
  • Amigdalite;
  • Rinite, sinusite, asma e bronquite;
  • Gengivite;
  • Estomatite;
  • Queimaduras;
  • Acnes;
  • Alergias.

A própolis ainda ajuda a reforçar o sistema imunológico, combate os radicais livres e previne o envelhecimento precoce. Com todos esses benefícios, vale a pena utilizar essas substância natural regularmente.

Como Usar a Própolis

Por mais que a própolis seja um produto natural, não devemos exagerar nas quantidades. Além disso, é importante consultar um profissional para conhecer a quantidade indicada para o seu caso. Não consuma mais do que 60 gotas do extrato de própolis por dia, a não ser que essa seja uma indicação médica.

No mercado, é possível encontrar a própolis em diferentes formas, como: sprays, xaropes, comprimidos, pastilhas, balas, em gotas, dentre outras. Lembre-se de sempre procurar produtos de marcas conhecidas e evite os preparos caseiros. No caso do extrato, você pode consumir de 10 a 15 gotas diariamente, para garantir todos os benefícios da própolis sem prejudicar sua saúde.

Quem tem dificuldades para ingerir o própolis puro, pode adicioná-lo ao mel. Esta combinação é excelente para tratar as doenças relacionadas acima. Mas lembre-se que o mel não deve ser oferecido a crianças menores de 1 ano de idade, por conter toxinas que o seu organismo ainda não consegue eliminar.

Esta combinação de própolis com mel também é eficaz para tratar queimaduras na língua. É bastante comum que se queime a língua ao ingerir alimentos ou bebidas muito quentes, especialmente chás e café. Quando isso ocorrer, misture duas gotas de extrato de própolis a uma colher de sopa de mel. Coloque a mistura na boca, em contato com a língua, pelo máximo de tempo possível, e só depois engula. Enquanto o mel ajuda a amaciar e acalmar a mucosa da língua, o própolis possuí propriedades que ajudam na regeneração e cicatrização dos tecidos.

Pessoas que sofrem com as aftas podem pingar uma gota do extrato diretamente na ferida. A própolis alivia a dor e ajuda a melhorar mais rápido.

http://natural.enternauta.com.br/

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta