Bom Jardim Notícias.com

Novas CNHs terão código de segurança digital

Novas CNHs terão código de segurança digital

Divulgação/DetranRS

As Carteiras Nacionais de Habilitação (CNH), desde o começo do mês, estão sendo emitidas com um novo item de segurança para dificultar fraudes e falsificações, o QR Code (do inglês, Código de Resposta Rápida).

Segundo o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), cerca de 300 mil carteiras já foram feitas em todo o país desde o começo de maio. O modelo antigo, sem código de barras e dados criptografados, será substituído na medida em que os motoristas fizerem a renovação de suas habilitações, que têm validade de cinco anos. A nova CNH não exige a substituição do documento cujo prazo de validade não tenha expirado.

De acordo com o diretor do Denatran, Elmer Vicenzi, a nova tecnologia permitirá que a foto do documento apresentado pelo cidadão seja comparada à imagem armazenada no banco de dados do Registro Nacional de Condutores Habilitados (Renach). “O código permite a agentes de segurança pública e a qualquer outra pessoa conferir a imagem da carteira de motorista”, explica.

O Denatran não fará nenhum custo adicional aos motoristas, mas, como à emissão da CNH é regulamentada pelos estados, caberá às unidades da federação regulamentar a taxa para ser cobrada.

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta