Bom Jardim Notícias.com

5 coisas “bonitinhas” que seu cachorro faz, mas que podem significar um pedido de ajuda!

5 coisas “bonitinhas” que seu cachorro faz, mas que podem significar um pedido de ajuda!

Algumas atitudes do seu cão servem como alerta para um problema. Conforme já explicamos em outro texto, quando ele encosta a cabeça na parede, pode indicar um sério problema neurológico. A forma como ele dorme, pode dar dicas de como ele se sente no lugar onde está. Agora trazemos 5 comportamentos que parecem bonitinhos – e é – mas podem significar problemas de saúde e um pedido de ajuda!

 ARRASTAR O TRASEIRO NO CHÃO

Os cães têm glândulas na região do ânus, que servem tanto para lubrificação como para exalar o cheiro que é responsável pela comunicação com outros cães. Às vezes essas glândulas inflamam, e o cão arrasta o bumbum no chão como uma tentativa de resolver o desconforto. Mas pode significar verminoses, como tênis, que podem causar essa coceira na região do ânus do animal, fique de olho nas fezes, caso veja algo branco, consulte o veterinário. A constipação também causa bastante desconforto e ele pode tanto arrastar o bumbum no chão como ficar sentando, sem querer se levantar.

 ESFREGAR O FOCINHO NO CHÃO

Normalmente depois do banho os cachorros gostam de fazer isso e é normal. No entanto fique de olho nesse comportamento recorrente. Os veterinários dizem que pode ser sinal de coceira ou dor de ouvido. A otite canina pode ter várias causas e afetar partes diferentes do ouvido dos cães. Ela é denominada otite externa, otite média ou otite interna, variando de acordo com o local prejudicado pelo problema. Em todas as causas ele, geralmente, esfregará a cabeça nas coisas. Ele pode estar sentindo muita dor, então procure um veterinário o quanto antes.

 COÇAR A ORELHA COM AS PATAS TRASEIRAS

É um comportamento muito comum do cão. Ele pode fazer isso de vez enquanto para aliviar algum pelo no ouvido, por exemplo. Mas, ele não deve fazer isso o tempo todo. Geralmente, a coceira compulsiva na orelha é causada por infecções de parasitas, contaminação na orelha (de leveduras ou bactérias) ou ainda por um corpo estranho no ouvido (como um pedaço de grama).

 AGACHAR-SE (POSIÇÃO DE ORAÇÃO)

Se um cão assume a posição de oração com o peito no chão e a cauda no ar, provavelmente está com uma forte dor abdominal. Quando um cão tem dor no abdômen, geralmente é uma situação que inspira cuidados imediatos. Umas das causas mais graves da dor abdominal nos cães é a pancreatite. Alguns cachorros podem ter pancreatite quando comem alimentos muito gordurosos e pode ser perigoso para a sua vida. Normalmente cães pequenos têm esta doença que causa a falta de apetite e vômito. Enquanto seu cão faz o seu melhor para se recuperar, você deve levá-lo ao veterinário.

 PERSEGUIR A PRÓPRIA CAUDA

Algo está errado. Se você observar que o seu cão realmente tenta muito ir atrás da própria cauda, mordê-la e até mesmo mastigá-la, você pode pensar em marcar uma visita ao veterinário. Às vezes os cães vão perseguir suas caudas porque eles estão sendo incomodados por vermes ou pulgas ou passando por algum outro tipo de problema veterinário. Pode ser, inclusive, problema neurológico. Cães ansiosos ou deprimidos também podem perseguir o rabo.

FONTES: OMUNDOANIMAL / DICASPELUDAS/ PERFEITO IMAGENS: PERFEITO

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta