Bom Jardim Notícias.com

Indústria avícola de Pernambuco adotará rastreabilidade do ovo ainda este ano

Indústria avícola de Pernambuco adotará rastreabilidade do ovo ainda este ano

A indústria avícola pernambucana será a primeira do Brasil a adotar sistema de rastreabilidade do ovo produzido no estado numa iniciativa do setor em conjunto com a Secretaria de Agricultura de Pernambuco através da Agência de Defesa Agropecuária de Pernambuco (Adagro) e Associação Avícola de Pernambuco (Avipe).

Na tarde hoje, em São Bento do Una, o governador Paulo Câmara assina o decreto criando o sistema que deve ser implantado em até 90 dias pelas empresas do setor que produzem 10 milhões de ovo/dia. O sistema de rastreabilidade de ovo está implantando apenas na França, Suécia, Suíça e Alemanha todas da comunidade europeia.

A proposta do governo é dar maior segurança aos produtos da região produtora do Agreste, mas com o selo de rastreabilidade o ovo de Pernambuco passa a ter maior diferencial no mercado por carregar um número impresso em cada.

 Apenas os ovos vendidos em supermercados que só obrigatoriamente pré-embalados não terá um número por unidade sendo essa identificação colocada na caixa que já sai da indústria pronto para o consumo. O setor de supermercados responde por 10% de toda a produção comercializada no varejo.

O governador aproveita sua viagem a São Bento do Uma para lançar o concurso para a contratação de 50 fiscais da Adagro e mais 75 técnicos agrícolas.

O governo do Estado transformou a Adagro em agência o que lhe deu nova formatação de maneira a ter independência física e orçamentária.

Isso permitiu que a agência elevasse suas receitas de cobrança de taxas e serviços de R$ 600 para R$ 8 milhões no ano passado.  A empresa também atualizou toda as tabelas de serviços o que ajudou a melhorar a arrecadação

http://jc.ne10.uol.com.br/blogs/jcnegocios

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta