Bom Jardim Notícias.com

Descubra quais chás quem tem pressão alta não pode tomar

Descubra quais chás quem tem pressão alta não pode tomar

O chá é considerado um dos remédios naturais mais consumidos pelo mundo. Porém, dependendo do problema que ele esteja sendo usado e o tipo de erva, nem sempre ele atinge os efeitos esperados. No caso de pacientes hipertensos, certos chás são terminantemente proibidos, pois eles podem elevar ainda mais a pressão ou então cortar o efeito dos medicamentos.

Mediante tudo isso, uma das formas mais aconselháveis de fazer uso das ervas em tratamentos naturais é através da consulta médica. Essa iniciativa ajuda a evitar uma série de problemas, além de resguardar o paciente de complicações futuras. Se você já toma remédio controlado, está aí outro motivo para se preocupar a medicina alternativa, pois, apesar de natural, ela também pode ser prejudicial.

O que é hipertensão

Também conhecida como pressão alta, a hipertensão é uma condição bastante comum entre as pessoas, atingindo ao menos 25% da população brasileira. Ela é identificada quando o marcador da pressão arterial marca acima de 140/90 mmHg. Muitos são as causas para que a pressão arterial se eleve. O mais comum deles é causado pela contração dos vasos que promovem a circulação sanguínea.

Além dos fatores hereditários, os hábitos diários, tais como falta de cuidado com a alimentação e a não realização de exercícios físicos de forma regular, podem interferir diretamente no desenvolvimento do problema. Geralmente esses problemas estão relacionados ao entupimento das veias sanguíneas que irrigam o corpo. Isso é causado pelo estreitamento das mesmas.

O coração, cérebro e rins são as área mais comuns atacados pela pressão alta. Quando a hipertensão atinge níveis críticos, ela pode desencadear nos pacientes infarto, este relacionado ao entupimento dos vasos do coração; derrame cerebral ou Acidente Vascular Cerebral (AVC), quando acomete os vasos do cérebro e alteração no funcionamento ou paralização quando atinge os rins.

Descubra quais chás quem tem pressão alta não pode tomar

Foto: depositphotos

Sintomas da hipertensão

A hipertensão é uma doença silenciosa que pode causar sérios danos à saúde dos pacientes quando não é corretamente tratada. Dependendo do caso, o aparecimento dos sintomas só acontece quando o caso está mais avançado ou atinge algum órgão vital. Na identificação de crises de pressão alta, o paciente pode sentir: dor no peito, tontura, fraqueza, dor de cabeça e falta de ar.

Além de tudo isso, outras condições podem denunciar o aparecimento do problema. Zumbido no ouvido, perda de sangue pelo nariz, visão embaçada, agitação e vômito.

Chás contraindicados para quem tem hipertensão

Chá verde

Apontado como um dos chás mais vantajosos para o consumo humano, o chá verde, nos casos de hipertensão, é considerado um verdadeiro veneno. De acordo com uma pesquisa realizada pela Universidade de Fukushima, no Japão, o consumo da bebida pode interferir no tratamento medicamentoso. Ele reduz a quantidade de nadolol, droga utilizada por hipertensos, na corrente sanguínea em 75%. Sendo assim, os cientistas acreditam que os químicos do chá verde impedem que o nadolol seja transportado do intestino para a corrente sanguínea, onde ele atua.

Carqueja

Muito usada para tratar problemas digestivos e também diuréticos, a carqueja não pode ser utilizada por pessoas com pressão alta, principalmente se estão seguindo tratamento com a utilização de medicamentos. Segundo especialistas, a erva pode desencadear reações adversas no paciente.

Cavalinha

Quando usada em excesso, a cavalinha causa irritação gástrica e ainda reduz os níveis de vitamina B1 no organismo. Pessoas que sofrem com insuficiências cardíaca ou renal, tem os sintomas dessas doenças agravados ao ingerirem o chá. O mesmo ocorre entre os pacientes que apresentam hipertensão.

https://www.chabeneficios.com.br/

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta