Bom Jardim Notícias.com

Como Controlar a Ansiedade e o Estresse – 10 Dicas Infalíveis

Como Controlar a Ansiedade e o Estresse – 10 Dicas Infalíveis
 Nos dias de hoje, as pessoas acham difícil lembrar quando foi a última vez que se sentiram sem estresse em seu cotidiano. Graças ao nosso mundo moderno e rápido em que vivemos, quase nos esquecemos de como levar uma vida saudável e sem estresse.

 

Numa vida em que somos forçados a realizar tarefas o tempo todo, quase não há tempo restante no dia para nos mantermos em ordem e equilibrarmos os níveis de saúde e estresse no corpo. Em um mundo que nos tornou ajustáveis à rotina avançada e rápida de trabalho, ainda há formas de incorporar algumas formas e atividades para reduzir o nível de estresse da sua mente e corpo.

Os sintomas mais comuns pelos quais uma pessoa pode julgar seu nível de estresse são dores de cabeça, problemas gástricos, insônia, depressão, dores musculares e ansiedade, sem contar no ganho de peso, que acaba sendo mais uma consequência da ansiedade e do estresse do que um sintoma. Uma pessoa sob estresse também tende a projetar alguns aspectos comportamentais diferentes que não teria de outra forma.

Assim, é importante se envolver em certas coisas que não apenas aliviam o estresse da sua mente mas também te recarregam para tarefas mais positivas. Aqui estão algumas dicasde como controlar a ansiedade e o estresse e levar uma vida saudável.

10. Meditar

Da yoga ao tai chi, a meditação é uma prática que pode não te ajudar imediatamente, mas é provavelmente um dos melhores exercícios para aprender como controlar a ansiedade e o estresse, e se prova imensamente benéfico a longo prazo.

 A meditação não é uma coisa que te dará resultados em semanas ou um mês, mas é um processo a longo prazo de encorporar diferentes exercícios físicos e mentais que nos ajudam a lidar com as rotinas caóticas de nossas vidas. Seguir uma abordagem meditativa para sua saúde mental certamente trará benefícios nos momentos estressados da sua vida, já que você ficará mais composto, pensativo e menos ansioso nos momentos mais difíceis da sua vida.

9. Respire Fundo e com Calma

Quando você está estressado e alguém diz para respirar fundo e que tudo ficará bem, acredite, isso funciona de verdade. Respirar fundo faz mais oxigênio entrar no corpo, assim mantendo a mente e corpo em proporção e com clareza. Um exercício de respiração saudável de 3 a 5 minutos ajuda a regenerar seu processo de pensamento e te ajuda a tomar decisões com clareza, o que não seria possível de outra forma. Descanse seu corpo, coloque as mãos próximas aos joelhos e comece a respirar lenta e profundamente, e após alguns minutos, você certamente sentirá a diferença.

8. Tente se Distrair

Quando estiver procurando como controlar a ansiedade e o estresse, tente ler um livro, quadrinhos ou qualquer coisa na internet que te faça rir um pouco. Pesquisadores descobriram que o riso ajuda a reduzir o hormônio do estresse, cortisol, o que em retorno ajuda a diminuir os níveis de estresse na sua mente e corpo. Tente rir um pouco lendo, ouvindo ou conversando com alguém para melhorar seu humor e reduzir o estresse de forma saudável. Rir engana seu sistema nervoso, fazendo-o pensar que você está feliz.

7. Siga uma Dieta Saudável

Enquanto trabalhamos, costumamos pegar algum lanche gorduroso que pode ser engolido em minutos e nos deixa satisfeitos. Ainda assim, da próxima vez, tente comer um sanduíche de atum, por exemplo. Cientistas apontaram que o ômega 3 nos peixes é um dos alimentos que ajudam a reduzir os níveis de estresse, deixando sua mente mais saudável e clara. Além disso, frutas e vegetal frescos são outra opção saudável. Você sempre pode optar por uma salada vegetal ou de frutas ao invés de algum lanche rápido. Seguir uma dieta saudável sempre manterá sua mente saudável, permitindo que você saiba como controlar a ansiedade e o estresse, trabalhando por mais tempo sem se sentir estressado demais e exausto.

6. Tente Escrever

No final do dia, escrever em um caderno ou diário te ajuda a colocar suas emoções para fora e se livrar de outros acontecimentos que te estressaram durante o dia. Assim, você será capaz de terminar o dia ao usar a escrita como um meio de controlar suas emoções e pensar no que você fez o dia todo, ou como você poderia ter mudado isso. Escrever nos dá tempo para se concentrar em nossas vidas e nos ajuda a pensar com clareza, reduzindo o estresse que enfrentamos durante o dia.

5. Chá Verde na Mesa, não Café

Bebidas que contêm cafeína, como o café, podem te manter acordado por um longo tempo e te ajudam a trabalhar por mais tempo. Mas o chá, e especialmente o chá verde, contém antioxidantes que ajudam a reduzir os níveis de estresse em nossas mentes.

O café com certeza te ajuda a trabalhar com eficiência, mas o chá te ajuda a fazer a mesma coisa com um processo de pensamento muito mais claro ao reduzir os níveis de estresse no seu corpo. O chá verde contém teanina, que tem um efeito calmante e relaxante no sistema nervoso do corpo.

4. Durma Bem

Falta de sono é uma das principais causas de estresse entre as pessoas, especialmente trabalhadores de corporações. Tente administrar seu tempo e trabalho, e durma pelo menos 7 a 8 horas por noite. Dormir bem é considerado o remédio mais eficaz de como controlar a ansiedade e o estresse, sem contar que é essencial para nos ajudar com a perda de peso.

Aceitando que estresse e sono andam de mãos dadas, se você está estressado, você não dorme bem e vice-versa. Ainda assim, é importante entender que começar com uma boa quantidade de sono te deixará mais relaxado por mais tempo durante o dia e você também irá perceber que sua mente e corpo trabalham de forma mais coordenada e eficaz, te deixando longe do estresse.

3. Ligue e Fale com Alguém

Se você está muito estressado no momento, tente ligar para seu melhor amigo ou alguém muito próximo e fale com eles. Falar e compartilhar seus sentimentos e emoções com alguém muito próximo irá te ajudar a eliminar o estresse e frustração da sua mente, mas também irá te confortar daquela voz que te fará voltar aos trilhos e à sua rotina.

2. Exercícios Curtos

Exercitar-se sob estresse não quer dizer sair do trabalho ao meio do dia e ir para a academia. Isso basicamente significa exercícios curtos, tão simples quanto andar pelo escritório ou simplesmente se alongar durante uma pausa. Mover-se um pouco ajuda na liberação de endorfinas e ajuda a acelerar a corrente sanguínea no seu corpo. Exercícios como uma simples caminhada irão manter sua mente mais clara e oferecerão o alívio necessário em um momento de estresse.

1. Ouça Música

Quando você está muito estressado, a música é um dos melhores remédios. Ouvir música clássica é uma ótima forma de como controlar a ansiedade e o estresse de seu corpo, pois reduz o hormônio cortisol no corpo. Ouvir músicas calmas tem um efeito drástico no nosso humor e em como nos sentimos, e ajuda a limpar nossas mentes e pensamentos. Ouvir sons que têm efeitos relaxantes em nossas mentes, como sons da natureza por exemplo, também pode não ser uma má opção.

Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite – (no G+)

Leia mais http://www.mundoboaforma.com.br/como-controlar-ansiedade-e-o-estresse-10-dicas-infaliveis/#rWOfauClOoItP7Mi.99

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta