Bom Jardim Notícias.com

Veja quais os melhores e mais conhecidos chás do mundo

Veja quais os melhores e mais conhecidos chás do mundo

Que o chá é uma das bebidas mais consumidas pelo mundo, muita gente já sabe, porém, você saberia elencar quais os mais conhecidos entre todos eles? Seja quente, em temperatura ambiente ou gelado, a bebida pode ser consumida em qualquer ocasião, além de figurar como uma das principais formas de tratar certos tipos de enfermidades ao redor de todo o mundo.

Acredita-se que a invenção do chá esteja vinculada a um imperador chinês, que viveu há 2,8 mil anos antes de Cristo. Além do sabor que a bebida pode proporcionar, alguns tipos de chás são estudados com mais afinco devido a presença de ingredientes que podem trazer uma série de vantagens para a saúde, principalmente no processo de tratamento e cura de algumas doenças.

Os melhores e mais conhecidos chás

Depois de conhecer um pouco mais sobre a importância dos chás na vida das pessoas e na medicina natural, chegou a hora de conhecer os melhores e mais conhecidos chás do mundo. Geralmente para se preparar a bebida você vai precisar de uma panela, 200 ml de água filtrada e uma colher de sopa da erva em questão. O primeiro passo é colocar a água para ferver. Assim que começar a borbulhar, desligue o fogo, acrescente a erva e deixe abafado por cinco minutos. Depois é só coar e ingerir.

Porém, antes de recorrer a alguns desses chás com fins medicinais, o médico deve ser consultado. Isso vai garantir que nenhuma consequência mais grave para a saúde do paciente seja contraída. Vale destacar também que mulheres grávidas ou que estão amamentando devem tomar um pouco mais de cuidado, já que pode trazer sérias consequências para o decorrer da gestação.

Chá verde

Top 10: Os melhores e mais conhecidos chás do mundo

Foto: depositphotos

Esse tipo de chá é um dos mais conhecidos e consumidos pelo mundo. Entre os benefícios que ele pode trazer para a saúde estão o efeito antioxidante, a possibilidade de evitar doenças degenerativas como aterosclerose e artrose, além de prevenir alguns tipos de câncer, como o de boca, pulmão, pele, ovário, próstata e mama. Por acelerar o metabolismo, ele também é usado para emagrecer.

Chá preto

Chá preto

Foto: depositphotos

O chá preto tem vários benefícios associados ao seu uso. Ele contém polifenóis, antioxidantes, que protegem o organismo da ação dos radicais livres, prevenindo o envelhecimento precoce. É também eficiente na otimização da imunidade no organismo. O chá ajuda no combate à pressão alta, ainda evita a disfunção vasomotora, reduz a possibilidade de doenças cardiovasculares e estimula a memória.

Chá branco

Top 10: Os melhores e mais conhecidos chás do mundo

Foto: depositphotos

Essa erva possui vitaminas dos complexos B, C e K, além de outras substâncias como a cafeína, potássio, ácido fólico, manganês e antioxidantes. Dessa forma, ele ajuda a neutralizar os radicais livres responsáveis pelo envelhecimento celular, fortalece o sistema imunológico, diminui o colesterol ruim, previne problemas cardiovasculares e protege a pele dos efeitos nocivos do sol.

Chá de canela

Chá de canela

Foto: depositphotos

A canela pode diminuir drasticamente os níveis de açúcar presente no sangue, e dessa forma pode reduzir as chances de desenvolvimento de diabetes. O ingrediente também combate fungos do tipo nocivos, úlceras, candidíase e possui efeito anti-inflamatório, atuando na desinflamação de tecidos. A canela também previne o envelhecimento precoce e estimula a memória.

Chá de lavanda

Chá de lavanda

Foto: depositphotos

A lavanda pode ser usada para tratar problemas de pele, dores musculares, reumatismo, asma, bronquite, cólicas abdominais e TPM, dor ciática, depressão e estresse. O chá das flores dessa planta também são indicados no tratamento de problemas digestivos, dores de cabeça, hipertensão, insônia, problemas cardíacos, náusea e distúrbios respiratórios.

Chá de hibisco

Chá de hibisco

Foto: depositphotos

O chá de hibisco é conhecido por muitas pessoas como uma solução, indicada inclusive por nutricionistas, nutrólogos e endocrinologistas, para o emagrecimento. O chá conta com a ação diurética, que ajuda a eliminar a retenção de líquidos e, além disso, é eficaz ainda no combate ao acúmulo de gorduras, principalmente as mais difíceis de eliminar que ficam concentradas na barriga e nos quadris.

Chá de camomila

Chá de camomila

Foto: depositphotos

Uma das propriedades mais conhecidas da camomila é o efeito calmante, já que ela alivia o estresse e relaxa os nervos. Somado a isso, ela impulsiona o sistema imunológico a combate infecções, alivia o desconforto causado pelas cólicas menstruais. Ela também aumenta os níveis urinários de glicina, um aminoácido responsável por aliviar espasmos musculares.

Chá de gengibre

Chá de gengibre

Foto: depositphotos

O gengibre é uma raiz de origem asiática. Ela é muito usada para tratar inflamações na garganta, pois possui ação bactericida, responsável por acabar com as inflamações causadas por bactérias. Ele também trata resfriados; problemas respiratórios de asma, bronquite e congestão do peito. Por outro lado a raiz auxilia no combate aos tumores cancerígenos e possui efeito termogênico.

Chá de menta

Chá de menta

Foto: depositphotos

A menta é uma das plantas com propriedades medicinais mais antigas de que se tem registro. Ela pode ser usada para no combate à dor, para ajudar no processo de digestão, combate às náuseas e enjoos matinais, reduz o estresse, fortalece o sistema imunológico, tratamento da tosse, asma e alergias, além de descongestionar as vias respiratórias. A menta também é usada como agente auxiliar nos cuidados a higiene bucal.

Chá de boldo

Chá de boldo

Foto: depositphotos

O boldo é uma planta originária do Chile que possui um aroma intenso e parecido ao da hortelã. Ela possui propriedades que são benéficas para tratar de problemas digestivos, agindo de forma direta e relativamente rápida sobre o estômago, ajudando no processo da digestão dos alimentos. O boldo possui lactona, eficaz na digestão de gorduras, o que permite que ele seja usado também em dietas de emagrecimento.

https://www.chabeneficios.com.br/

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta