Bom Jardim Notícias.com

Infecção Intestinal – Sintomas, Tratamento e O Que Comer

Infecção Intestinal – Sintomas, Tratamento e O Que Comer

Uma infecção intestinal é basicamente uma infecção no intestino causada pela presença de algum agente patogênico nos tecidos intestinais. Um agente patogênico é qualquer micro-organismo capaz de causar doenças como uma bactéria, um vírus ou um parasita. Esses micro-organismos, quando presentes no nosso organismo, podem causar infecções no estômago e nos intestinos delgado e grosso.

Os micro-organismos entram no nosso corpo de diversas maneiras, como pela ingestão de água ou alimentos contaminados ou por higiene inadequada, por exemplo.

Infecções intestinais são comuns, principalmente em países em desenvolvimento como o Brasil. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que aproximadamente 2 milhões de crianças em todo o mundo morrem por ano por causa de doenças que causam diarréia. Além disso, crianças, idosos e pessoas com sistema imunológico fraco apresentam maior tendência a contrair infecções intestinais.

Vamos discutir os tipos de infecção intestinal que existem, bem como suas causas, sintomas e tratamento adequado.

Sintomas

Os sintomas da infecção intestinal podem variar de acordo com o tipo de micro-organismo que causou a infecção, mas normalmente são sintomas parecidos.

 É normal uma pessoa com uma infecção intestinal apresentar náuseas, vômitos, diarréia, cólicas abdominais, fadiga e, ocasionalmente, pode ocorrer febre.

Os sintomas mais específicos incluem sangue nas fezes, quando se trata de uma infecção bacteriana, ou passagem de vermes nas fezes, o que indica uma infecção causada por um parasita.

Diagnóstico

Muitas vezes, uma infecção intestinal leve passa despercebida e o indivíduo melhora sem ter que visitar o médico, apenas ingerindo bastante líquido e adotando uma dieta adequada.

É possível que o médico colete amostras fecais para examinar em um microscópio e em culturas de micro-organismos qual deles causou a doença.

Leia mais http://www.mundoboaforma.com.br/infeccao-intestinal-sintomas-tratamento-e-o-que-comer/#Ty4SvZJvzjXBFGJS.99

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta