Bom Jardim Notícias.com

10 rios mais profundos do mundo

10 rios mais profundos do mundo
A civilização foi criada pelos rios e é o motivo de sua importância não poder ser enfatizada o suficiente. Não apenas os rios oferecem alimento, água necessária para agricultura, mas também transporte.Obviamente, o potencial dos rios é enorme e eles representam um verdadeiro tesouro. Nesta seleção estão em destaque os 10 rios mais profundos do mundo. Para criar a seleção foram comparados dados de várias fontes como Encyclopedia Britannica e WWF Panda. A profundidade é expressada em metros.

10°

Rio Mississipi, Estados Unidos – Profundidade 61 metros

rio mississipi
O rio Mississippi tem aproximadamente 3701,4 km de comprimento e flui nos Estados Unidos todo. O rio é compreendido de 3 partes e estas são menor, superior, e médio Mississippi. É o quarto rio mais longo do mundo, e é décima posição nesta seleção, dos 10 rios mais profundos do mundo.

Rio São Lourenço, América do Norte – Profundidade 65 metros

rio sao lourenco entre os rios mais profundos do mundo
O rio São Lourenço cobre uma área da bacia de 1.344.200 km² incluindo o Canadá e os Estados Unidos. O rio começa no final do lago de Ontário e então flui ao Oceano Atlântico. Segundo a Enciclopédia Canadense, o rio foi principal artéria para o comércio de madeira no século 19. Com o desenvolvimento da via marítima de São Lourenço, partes grandes do Canadá e Estados Unidos estão ligadas com o resto do mundo.

Rio Hudson, Estados Unidos – Profundidade 66 metros

rio hudson entre os rios mais profundos do mundo
O rio tem 506,9 km de comprimento e sua bacia cobre cerca de 36.260 km². O rio Hudson alcança seu ponto mais amplo em Haverstraw Bay que está entre os condados de Westchester e Rockland. A poluição representa um grande problema a este rio e várias tentativas foram feitas para preservar o rio e seu valor ecológico.

Veja também:  Top 10 maiores fazendas do mundo

Rio Amarelo, China – Profundidade 80 metros

rio amarelo entre os rios mais profundos do mundo
O rio Amarelo é também chamado de Huang He, mas mais cedo foi conhecido como Hwang Ho. Depois de Yangtzé, o rio Amarelo é o segundo rio mais longo na China e é principalmente conhecido pela quantidade de sedimento que transporta.É conhecido como o “Rio Mãe da China”, por causa da bacia deste rio ser o berço das civilizações chinesas do norte. O rio Amarelo tende a inundar e é responsável por algumas das inundações mais mortíferas na história da humanidade.

Rio Amazonas, América do Sul – Profundidade 91 metros

rio amazonas o maior do brasil
O rio Amazonas é o segundo mais longo rio do mundo, que transporta um enorme volume de água com uma descarga média de 219.000 m3/seg de água. O rio é propenso a mudanças durante o ano, por exemplo, durante a estação seca sua largura pode ser em torno de 4 ou 5 km em certos lugares, enquanto na estação chuvosa pode aumentar para 50 km.O rio Amazonas tem a maior bacia de drenagem do mundo, em torno de 7.050.000 km². Segundo WWF Panda, um sexto de toda água doce que drena para os oceanos do mundo passa pelo delta da Amazônia que tem 320 km de largura.

Rio Mekong, Ásia – Profundidade 100 metros

Rio Mekong entre os rios mais profundos do mundo
O rio Mekong, famoso por sua rica biodiversidade com 20.000 espécies de planta, tem 4345,2 km de comprimento e é o rio mais longo na área do Sudeste Asiático. Os países que o rio flui incluem China, Laos, Tailândia, Camboja, e Vietnã. A bacia do rio Mekong cobre 795.000 km².

Veja também:  Top 10 razões pelas quais Jesus Cristo nunca existiu

Rio Zambeze, África – Profundidade 116 metros

Rio Zambeze entre os rios mais profundos do mundo
Junto com seus afluentes, o rio Zambeze forma a quarta maior bacia hidrográfica do continente. A fonte do rio é o platô da África Central e esvazia no Oceano Índico. Na língua do povo Tonga, Zambeze significa “O Grande Rio”. No final do curso superior do rio Zambeze estão as belas Cataratas de Vitória.

Rio Danúbio, Europa – 178 metros

Rio Danubio entre os rios mais profundos do mundo
O rio Danúbio origina na Floresta Negra, SW, Alemanha como rios Brigach e Brege, que são muito menores e depois disso é conhecido como Danúbio. É o segundo mais longo rio na Europa logo após o Volga. Conhecido como Danubius durante o Império Romano, o rio Danúbio flui através de muitos países, incluindo 4 cidades capitais, Viena, a capital da Áustria, Bratislava, a capital da Eslováquia, Budapeste, a capital da Hungria, e Belgrado, a capital da Sérvia.

Rio Yangtzé, China – 200 metros

rio Yangtze
O rio Yangtzé é o mais longo rio na Ásia, e em chinês, é conhecido como Chang Jiang, Rio Longo. O rio tem grande importância quando se trata de economia, cultura, assim como história. A maior hidrelétrica do mundo, Três Gargantas usa para geração de eletricidade, turismo, e proteção contra inundações. O rio Yangtzé é o terceiro mais longo rio do mundo.

Rio Congo, África – Profundidade 250 metros

Rio Congo
Finalmente, o líder nesta seleção dos 10 rios mais profundos do mundo, o rio Congo é anteriormente conhecido como rio Zaire, e tem 4.667 km de comprimento. O segundo mais longo rio no continente logo após o Nilo, o rio Congo origina na Zâmbia entre os lagos Tanganyika e Nyasa. O Congo despeja 43.300 metros cúbicos de água no Oceano Atlântico, um pouco menos do que o Amazonas. O Congo é crucial para o desenvolvimento econômico dos países da África Central.

Read more: http://top10mais.org/top-10-rios-mais-profundos-do-mundo/#ixzz4qKvKEpwP

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta