Bom Jardim Notícias.com

7 partes de alimentos que jogamos fora, mas fazem bem à saúde

7 partes de alimentos que jogamos fora, mas fazem bem à saúde

Chega de jogar vitaminas e minerais no lixo! Saiba como aproveitar algumas das partes mais nutritivas dessas frutas e vegetais

Às vezes, pelo mais puro desconhecimento, acabamos jogando fora algumas partes dos vegetais que são riquíssimas em nutrientes.

Em alguns casos, essas partes descartadas são mais nutritivas do que as partes que costumamos consumir, mas todos os benefícios vão direto para o lixo.

Folhas, talos e cascas de uma série de frutas e vegetais podem não ser muito famosos na culinária, mas, com um pouco de criatividade, eles podem ser aproveitados nas nossas refeições diárias.

Uma dica para aumentar as possibilidades de aproveitamento é congelar essas partes que seriam descartadas até obter a quantidade suficiente para fazer uma torta ou um caldo de vegetais, por exemplo.

Para aproveitar ainda mais os benefícios, dê preferência aos alimentos orgânicos, que são livres de agrotóxico. E, é claro, ao consumir alimentos com casca, os cuidados com a higienização devem ser redobrados para evitar contaminações.

Confira algumas partes de alimentos que não deveriam ser jogadas fora e saiba como aproveitá-las:

  1. Folhas e talos de brócolis e couve-flor

Os vegetais crucíferos estão entre os mais saudáveis disponíveis para a nossa alimentação, por isso devemos aproveitá-los ao máximo.

Os talos e as folhas dos brócolis e da couve-flor, por exemplo, são ricos em antioxidantes, que combatem os radicais livres, e em ácido fólico, essencial para a síntese das hemácias e para o desenvolvimento do feto.

Em vez de jogar essas partes no lixo, você pode fazê-las salteadas ou adicioná-las a sopas, caldos, tortas salgadas e saladas.

  1. Folhas de cenoura

Se você tiver a sorte de encontrar cenouras ainda com as folhas, saiba que você não deve jogar essas partes verdes fora, pois elas têm seis vezes mais vitamina A do que a raiz em si.

Uma excelente forma de aproveitar as folhas da cenoura é colocá-las no processador com um pouco de azeite de oliva, queijo e nozes para fazer um delicioso molho pesto.

  1. Parte branca de melancia

Sim, a parte branca de melancia, que faz parte da casca e geralmente vai para o lixo, é comestível e faz bem à saúde. Ela pode ser consumida em forma de suco, doce e até mesmo picles.

Por ser rica em citrulina, essa parte da fruta promove um efeito de dilatação das artérias, melhorando a circulação sanguínea. Em consequência, ela pode ajudar a reduzir a hipertensão e até mesmo a melhorar o desempenho sexual dos homens ao favorecer a ereção.

  1. Casca de pepino

Chega de descascar pepino! Além de ser comestível, a casca desse vegetal é especialmente rica em vitamina K, que participa da coagulação sanguínea e é importante para a saúde dos ossos.

Desde que estejam bem lavadas, você pode consumir as fatias de pepino com a casca, seja em saladas, smoothies ou sucos.

  1. Casca e fibras da laranja

A casca e as fibras da laranja (aquela parte branca) contêm pectina, que ajudam a prolongar a sensação de saciedade.

A parte branca, especificamente, é rica em hesperidina, um flavonoide que está associado à diminuição dos níveis de colesterol no sangue, à redução da pressão arterial e ao combate às inflamações.

A forma mais fácil de consumir as fibras é não removê-las ao consumir a fruta. Já no caso da casca, você pode utilizá-la ralada como condimento de bolos, tortas e molhos.

  1. Folhas externas da cebola

Elas podem até parecer inúteis, mas saiba que as folhas da camada mais externa da cebola são ricas em um antioxidante chamado quercetina, que ajuda a reduzir a pressão arterial.

Para utilizá-las, você pode congelar algumas folhas até ter uma quantidade suficiente para fazer um caldo de vegetais ou, então, adicioná-las às sopas para dar um sabor a mais.

  1. Folhas de beterraba

Assim como acontece com a cenoura, pode ser mais difícil encontrar beterrabas ainda com as folhas. Porém, se você tiver essa sorte, aproveite-as!

Essas folhas são ricas em cálcio, vitamina A e vitamina C, além de terem mais ferro do que a mesma quantidade de folhas de espinafre.

Para aproveitar as folhas da beterraba, você pode picá-las e salteá-las com um pouco de alho moído e azeite de oliva.

 

Fonte: https://www.dicasdemulher.com.br/aproveitar-cascas-talos-folhas/ – Raquel Praconi Pinzon – Foto: iStock

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta