Bom Jardim Notícias.com

POR QUE ACORDAMOS TODAS AS MANHÃS COM UM MUCO NO CANTO DOS OLHOS?

POR QUE ACORDAMOS TODAS AS MANHÃS COM UM MUCO NO CANTO DOS OLHOS?

Sempre ou quase todas as manhãs, quando somos forçados a interromper o nosso sonho agradável para ir ao trabalho, percebemos que os nossos olhos tem uma espessa camada de muco neles. Bem, como muitas pessoas sabem, elas têm muitos nomes, crostas, mosquitos de olho, remela etc. Este muco que surge em nossos olhos todas as manhãs é produzido por diferentes glândulas na mucosa conjuntival.

1

Normalmente, eles não causam nenhum desconforto e não oferecem nenhum risco para termos de ir ao médico. No entanto, algumas pessoas se sentem bastante desconfortáveis e inseguras com sua presença. E pesquisando um pouco mais sobre sua aparência elas descobriram algo muito interessante, e sim, é um perigo para a saúde.

2

Quando nós acordamos de manhã, é normal ter algum turvo-branco nas extremidades dos olhos, mas não tem que estar associado com ardor, prurido ou outro desconforto ocular. Este tipo de muco é uma camada de hidratos de carbono que protegem os nossos olhos e são benéficos para a nutrição da superfície dos olhos. No entanto, há mais.

3

Primeiro, devemos responder à pergunta: O que são essas coisas estranhas e de onde eles vêm? Para entender isso, é preciso conhcer antes que a estrutura do olho humano. Na maior parte dos mamíferos terrestres, incluindo seres humanos, o globo ocular é coberto com uma película de lágrima de três camadas. A primeira camada tem um revestimento coerente da córnea.

4

É constituída por mucos de polissacáridos, feitos para se ligarem e reterem a humidade e permitirem uma distribuição uniforme da segunda, que é uma solução à base de água, conhecida como lágrima. Embora a espessura desta camada seja de apenas alguns microns, elas realizam muitas funções importantes.

5

Elas oxigenizam e constantemente mantém nossos olhos hidratados, removem as células mortas da pele e poeira e também evitam uma infecção. A terceira camada é composta de uma substância oleosa. Graças a ela, as lágrimas podem manter a superfície do olho em seu estado natural e não seca. Esta camada é responsável por este muco desconfortável que aparece todas as manhãs.

6

A substância contida na terceira camada do filme lacrimal é produzido pelas glândulas Meibomianas, que receberam seu nome em homenagem ao seu descobridor, o médico alemão Heinrich Meibom. Quando a temperatura do corpo é normal, esta substância tem uma consistência líquida oleosa e é completamente transparente. No entanto, quando a temperatura é reduzida, ela começa a engrossar.

7

Quando dormimos, a temperatura do corpo é ligeiramente reduzida, de modo a que essa substância começa a secar nos cantos dos olhos.

8

Então, agora que você já sabe seu motivo não tem que mais com o que se assustar, pois este muco é normal. Os médicos dizem que, em princípio, não há nada de errado na encontrarmos uma pequena quantidade de muco seco nos olhos na parte da manhã. No entanto, se ele for abundante, purulento, amarelado ou esverdeado e está associada com ardor e prurido, o caso mais provável é de uma conjuntivite bacteriana.

9

Este tipo de infecções bacterianas ou virais ocorrem frequentemente na infância (crianças e adolescentes), geralmente pelo contato dos olhos com as mãos sujas. Quando isso ocorre, você deve remover a crosta da parte exterior com uma bola de algodão embebida em água fervida e fresca, sem colocar nada nas pálpebras e claro procurar ajuda de um especialista para diagnosticar e tratar seus sintomas.

https://minilua.com

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta