Bom Jardim Notícias.com

Farelo de aveia – Quais seus benefícios? Emagrece? Aprenda as receitas saudáveis!

Farelo de aveia – Quais seus benefícios? Emagrece? Aprenda as receitas saudáveis!

O farelo de aveia além de ajudar no controle glicêmico e do colesterol, ainda é eficiente no emagrecimento. Veja suas informações nutricionais e aprenda a fazer deliciosas receitas fit!

Farelo de aveia

aveia é um cereal mais conhecido pelo seu alto teor de fibras. Pode ser encontrada para o consumo de diversas formas e principais são a aveia fina ou em flocos, o farelo de aveia e a farinha de aveia.

Neste artigo, trataremos mais sobre o farelo de aveia. Saiba o que é, quais os seus nutrientes, seus benefícios e como pode ser consumido. Você aprenderá também 3 deliciosas receitas bem práticas e saudáveis utilizando esse cereal.

O que é farelo de aveia?

O farelo de aveia é a parte externa que envolve toda a aveia, ou seja, é a casca. É o resultado do processo de refinamento da aveia. Antes, era desperdiçado pela indústria, mas hoje, é aproveitado para a comercialização em vista do alto teor de nutrientes que contém, principalmente as fibras.

Informação nutricional

O nutriente que mais se destaca no farelo de aveia são as fibras. Mas este cereal também contém outros nutrientes como:

  • Carboidratos
  • Proteínas
  • Ácidos graxos, principalmente os mono e poli-insaturados
  • Vitaminas como vitamina E, K e do complexo B
  • Minerais como cálcio, ferro, sódio, potássio, fósforo, magnésio e zinco

Principais benefícios do farelo de aveia

Os maiores benefícios do farelo de aveia estão justamente ligados ao excelente conteúdo de fibras que esse cereal contém.

1. Ajuda a emagrecer

O farelo de aveia ajuda no emagrecimento até mais do que a própria aveia por causa do seu maior conteúdo de fibras comparado ao da aveia. As fibras ajudam a dar mais saciedade, pois retardam o esvaziamento gástrico aumentando, portanto, o tempo de trânsito gastrointestinal. Isso contribui para o emagrecimento porque retarda a fome e mantém a ingestão alimentar mais controlada.

2. Melhora o funcionamento intestinal

As fibras do farelo de aveia também contribuem para melhorar o funcionamento do intestino. Isso porque aumentam o tempo de trânsito intestinal, estimula os movimentos das paredes intestinais e, ainda, junto com a água, ajuda na formação do bolo fecal deixando-o mais maleável. Isso melhora a evacuação e combate problemas intestinais como a constipação e ainda ajuda na prevenção de doenças intestinais mais graves como o câncer retal.

3. Ajuda no controle glicêmico e do colesterol

As fibras do farelo de aveia possuem um importante papel no controle dos níveis de açúcar e colesterol no sangue. Isso ocorre porque elas controlam a absorção de carboidratos (açúcares) e gorduras no intestino.

Com esse controle, os carboidratos e gorduras passam de forma mais lenta para o sangue fazendo com que não haja aumento brusco desses nutrientes. Isso é benéfico tanto para portadores de diabetes quanto para quem possui alteração do colesterol.

Como consumir

É bom lembrar que, naturalmente, o farelo de aveia ou mesmo a aveia em flocos não possuem glúten na sua composição. Porém, durante o processo industrial que a aveia passa, pode haver contaminação com glúten através do maquinário utilizado em alimentos que contém glúten como o trigo, por exemplo. Por isso, quem possui a doença celíaca deve tomar muito cuidado ao consumir aveia ou o farelo de aveia. O correto é verificar no rótulo se há ou não traços do glúten na composição.

O farelo de aveia pode ser encontrado tanto em casas de produtos naturais quanto em grandes redes de supermercados. A forma de consumo pode ser diversa e algumas das preparações são:

  • Mingaus;
  • Vitaminas ;
  • Sucos;
  • Pães;
  • Bolos;
  • Biscoitos;
  • Panquecas;
  • Com frutas;
  • Com iogurte.

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta