Bom Jardim Notícias.com

Como saber se meu filho tem alergia à proteína do leite?

Como saber se meu filho tem alergia à proteína do leite?

Os sintomas da alergia à proteína do leite de vaca normalmente aparecem logo após a ingestão do leite e manifestam-se principalmente na pele, causando dermatite (inflamação cutânea) e urticária (lesões vermelhas elevadas que coçam muito). Pode haver também sintomas respiratórios e gastrointestinais associados, como chiado no peito, nariz escorrendo, vômitos e diarreia.

A alergia à proteína do leite também pode se manifestar depois de horas ou dias da pessoa ter bebido leite. Nesses casos, os principais sintomas são o vômito e a diarreia, podendo haver ainda presença de sangue nas fezes. As reações na pele e no aparelho respiratório podem ou não estar presentes.

As reações alérgicas que se manifestam rapidamente são desencadeadas por anticorpos (IgE), sendo facilmente diagnosticadas através do teste na pele ou análise do sangue.

Já as alergias que demoram para se manifestar são mais difíceis de serem detectadas, pois não são mediadas por anticorpos e podem dar resultados negativos nos testes de pele e sangue. Além disso, muitas vezes essas alergias provocam doenças crônicas que não são relacionadas à alergia à proteína do leite, o que dificulta mais o diagnóstico.

A grande maioria das pessoas com alergia à proteína do leite de vaca consegue tolerar poucas quantidades de leite após excluir da alimentação o leite e os laticínios que causam alergia durante cerca de 3 anos. Algumas crianças e adultos podem até mesmo deixar de serem alérgicos ao leite depois de evitar o alimento durante esse período.

É importante lembrar que alergia à proteína do leite e intolerância à lactose não são a mesma coisa. Pessoas intolerantes à lactose têm dificuldade em digerir a lactose, que é o açúcar do leite. Os sintomas mais comuns nesses casos incluem dor abdominal, diarreia, gazes, flatulência, inchaço abdominal e vômitos.

Se o seu filho apresentar algum dos sintomas mencionados no artigo após ingerir leite, consulte o médico pediatra ou o médico de família da criança.

https://medicoresponde.com.br

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta