Bom Jardim Notícias.com

6 hábitos que fazem perder músculo e não gordura

6 hábitos que fazem perder músculo e não gordura

Seja para perder peso ou para ficar com um corpo mais forte e tonificado, há sempre um objetivo comum: queimar gordura. A perda de gordura é a forma mais eficaz de dizer ‘adeus’ aos quilos extras e de conseguir trabalhar os músculos devidamente, contudo, isso nem sempre consegue combater a massa gorda, como, na verdade, o que se perde é mesmo massa muscular. Mas, como isso acontece?

De acordo com a revista norte-americana Women’s Heatlh, a perda de músculo ao invés de gordura deve-se, sobretudo, a seis maus hábitos e um deles é a restrição calórica. Quando não se dá ao organismo o que ele necessita para funcionar corretamente – isto é, quando não se segue uma dieta que equilibre o consumo de proteína com caraboidratos e gordura – é possível que o metabolismo basal entre em modo ‘economia’ e acabe por procurar nos músculos a sua fonte de energia.

Não consumir proteína suficiente, especialmente se se tratar de um esportista, é um outro mau hábito que leva à perda de músculo e não de gordura, diz a publicação que destaca ainda a falta de treino de peso e força. A musculação é fundamental para construir músculo e para facilitar a perda de gordura, revelam já vários estudos sobre o impacto dos exercícios de força.

Contudo, por mais musculação que se faça e por muito equilibrada que seja a alimentação, é também possível que o organismo vá procurar ‘combustível’ na massa muscular e não na massa gorda quando não se come após o treino, refeição que deve ser rica em proteína e ingerida até 45 minutos depois do exercício, explica a revista.

Entre os seis hábitos que dificultam a perda de gordura e o ganho de músculo está ainda a má qualidade de sono. Quando não se dorme bem todas as noites, o corpo não consegue descansar e o organismo não consegue ‘desligar’, aumentando a fome e a ingestão de alimentos, que muitas vezes são pouco ou nada saudáveis por culpa do aumento de cortisol que a falta de descanso provoca. Quem pratica muitos exercícios cardiovasculares corre também o risco de perder mais músculo do que gordura, não só por queimar muitas calorias, mas também porque este tipo de exercício não permite a formação de músculo.

https://www.noticiasaominuto.com.br

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta