Bom Jardim Notícias.com

Fica nervosa assistindo a esportes? Cuidado com seu coração

Fica nervosa assistindo a esportes? Cuidado com seu coração

Segundo um pequeno estudo canadense, assistir a esportes pode mexer tanto com o coração quanto praticá-los

Ficar tensa assistindo a uma modalidade esportiva seria tão perigoso para o coração quanto estar em campo? A ciência ainda não tem uma resposta exata para essa pergunta. Mas, de acordo com uma pesquisa recente da Universidade de Montreal, no Canadá, o nervosismo de quem torce por atletas, em alguns casos, pode colocar o peito na corda bamba.

O estudo, publicado na revista científica Canadian Journal of Cardiology, envolveu 20 adultos que vivem na cidade canadense e não têm histórico de doença cardíaca. Os participantes compartilharam dados sobre saúde e preencheram um questionário sobre “paixão de fã” para analisar a relação deles com a equipe local da Liga Nacional de Hóquei, o Montreal Canadiens.

A partir disso, os pesquisadores notaram que os batimentos cardíacos dos torcedores aumentaram 75% quando eles assistiam a um jogo na televisão e em 110% ao acompanhar a partida ao vivo – o equivalente ao efeito de exercícios intensos. Pegando a média geral dos voluntários, os experts detectaram uma elevação de 92% do ritmo do coração. Os picos ocorreram do início ao fim do jogo, em especial nas oportunidades de pontuação (para ambos os times).

No artigo, os autores canadenses contam que trabalhos já publicados relacionaram eventos esportivos como a Copa do Mundo de futebol a um maior risco de infarto e morte súbita entre espectadores, especialmente para pessoas que convivem com doenças cardiovasculares ou apresentam tendência para desenvolvê-las. No entanto, ainda é cedo para afirmar que sofrer pelo seu time favorito – de hóquei, vôlei ou futebol – abre portas para piripaques no músculo que bombeia sangue para o corpo.

Mais estudos são necessários para estabelecer uma relação direta entre assistir a eventos esportivos e ter um maior risco de sofrer um mal cardíaco. Em todo caso, vale conversar com seu médico e torcer – na medida – pela sua equipe do coração.

Fonte: https://boaforma.abril.com.br/saude/fica-nervosa-assistindo-a-esportes-cuidado-com-seu-coracao/ – Por Da Redação – monkeybusinessimages/Thinkstock/Getty Images

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta