Bom Jardim Notícias.com

10 países mais seguros em desastres naturais

10 países mais seguros em desastres naturais
Nesta seleção estão em destaque os 10 países mais seguros em desastres naturais. Com uma abundância de terremotos, furacões, e inundações pelo planeta a cada ano, é importante estar ciente dos melhores países para se viver e evitar desastres naturais.Para compilar esta seleção, usamos como base a World Risk Report de 2016, uma publicação da Universidade das Nações Unidas, que analisa 171 países com base em sua exposição a desastres naturais e sua vulnerabilidade a eles. A publicação destaca todas as nações localizadas em áreas que possuem um alto risco de ter terremotos, inundações, tempestades, entre outros.

A vulnerabilidade, no entanto, tem 3 componentes que definem a capacidade do país de controlar os danos, a suscetibilidade, falta de capacidade de enfrentamento, e falta de capacidade de adaptação. Isto significa que um país mais desenvolvido é um lugar mais seguro.

10°

Suécia – Índice de Risco 2.12%

suecia entre os paises mais limpos do mundo
A Suécia é um país altamente industrializado e urbanizado com mais de 85% de sua população desfrutando de residência em áreas urbanas. Seu desenvolvimento lhe conferiu uma excelente classificação em categorias de capacidades adaptativas e de enfrentamento. Suas capacidades adaptativas são especialmente louváveis, sendo uma das melhores entre todas as nações.

Emirados Árabes Unidos – Índice de Risco 1.97%

Emirados arabes Unidos entre os paises menos chuvosos do mundo
O primeiro de muitos países do Oriente Médio que encontrarão um lugar nesta seleção, este é lar para a famosa cidade de Dubai e o mais alto edifício no mundo, Burj Khalifa. Os Emirados Árabes Unidos tem sido abençoado com baixa exposição para desastres naturais, um fator de sorte para todas as inúmeras estruturas elevadas que residem aqui.

Veja também:  Top 10 maiores peixes de água doce do mundo

Kiribati – Índice de Risco 1.78%

kiribati entre os paises mais seguros em desastres naturais
A baixa exposição para desastres que Kiribati goza, resultou no país categorizado como um dos refúgios seguros do mundo. É realmente muito vulnerável, classificando extremamente baixo em todos os componentes, mas uma exposição de apenas 3.05% serve como alivio para essa tranquila nação.

Barém – Índice de Risco 1.69%


Localizado no Oriente Médio, Barém é um dos poucos países árabes, com a condição de ter diminuído sua dependência de petróleo, e então direcionado para outras indústrias com a incansável busca de ter um futuro mais sustentável. Talvez, esta seja uma das razões por não ser muito vulnerável a desastres naturais.

Islândia – Índice de Risco 1.52%

islandia entre os paises com os maiores custos de vida do mundo
A Islândia é um dos 8 países que ranqueiam baixo em todas as categorias, resultando em um índice de baixo risco também. É o país mais escassamente povoado na Europa, o que significa que há muito espaço para as pessoas que escolhem mudar para Islândia de todos os países na seleção.

Granada – Índice de Risco 1.42%

granada entre os paises mais seguros em desastres naturais
Como Kiribati, Granada é uma nação insular e não se apresenta bem no departamento vulnerabilidade. E ranqueia um pouco melhor, embora, possua uma porcentagem mais alta de risco de exposição, Granada parece ser mais segura do que Kiribati.

Veja também:  Top 10 maiores estádios da copa do mundo no Brasil – 2014

Barbados – Índice de Risco 1.32%

barbados entre os paises mais seguros em desastres naturais
O lindo país insular de Barbados tem uma porcentagem de risco de exposição de apenas 3.46%, e é posição líder nesta seleção, dos 10 países mais seguros em desastres naturais, com índice de risco de 1.32%. Um cenário de sorte considerando todos os turistas que continuamente reúnem-se ali para aproveitar de sua beleza natural.

Arábia Saudita – Índice de Risco 1.14%

arabia saudita entre os paises com as mais baixas taxas tributarias do mundo
Esta nação é muitas vezes criticada por sua dependência quase exclusiva de petróleo, mas a família real recusa tomar conselho de alguém. Por agora, no entanto, goza do status de um país altamente desenvolvido, de funcionamento confortável, que parece ter uma ameaça mínima de desastres naturais.

Malta – Índice de Risco 0.60%

malta entre os países mais densamente povoados do mundo
Esta pequena nação européia possui a segunda porcentagem de menor risco de exposição do mundo, fazendo dela um lugar excelente para todos que procuram segurança no futuro, e Malta é segunda posição nesta seleção, dos 10 países mais seguros em desastres naturais, com índice de risco de 0.60%. No entanto, considerando sua pequena área cobrindo apenas 315.9 km², é bastante densamente povoado.

Catar – Índice de Risco 0.08%

catar entre os paises menos chuvosos do mundo
Não é surpreendente que o país posição líder nesta seleção, dos 10 países mais seguros em desastres naturais seja também localizado no Oriente Médio. Catar segue bem em cada categoria do estudo. É um país altamente desenvolvido que classifica entre os melhores quando se trata de renda per capita.

Veja também:  Top 10 países com maiores índices de suicídio no mundo

A língua oficial do país é o árabe, e o árabe qatari é dialeto local. O país tem vivenciado um ráoido crescimento da economia no decorrer dos últimos anos devido a preços altos de petróleo, e no ano 2008 foi publicado o oitavo superávit orçamentário consecutivo.

Obviamente, suas reservas de petróleo enormes desempenharam um grande papel em trazer à nação a riqueza que tem atualmente. Todos estes fatos combinados indicam que Catar não está vulnerável quando se trata de desastres naturais. A natureza abençoou esta nação, pois ela é a menos exposta entre todos os países incluídos no estudo, com uma porcentagem de risco de exposição de 0.08%.

Read more: http://top10mais.org/top-10-paises-mais-seguros-em-desastres-naturais/#ixzz4vQfn8Nmm

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta