Bom Jardim Notícias.com

10 maiores ilhas maritimas do Brasil

10 maiores ilhas maritimas do Brasil
A ilha, de acordo com a definição, se caracteriza prolongamento de relevo, ficando em depressão absoluta cheia de água em sua volta inteira. As 3 ilhas mais habitadas do planeta na atualidade são Honshu, Britânia e Java, e a maior ilha em geral é a Groenlândia. O Brasil possui 6.800 ilhas em águas marítimas, poucas ilhas em comparação com países como a Indonésia que possui o maior arquipélago do mundo e a Finlândia que detêm mais de 100.000 ilhas em seu poder.O Brasil tem várias ilhas pela sua costa. Nesta seleção estão em destaque as 10 maiores ilhas do Brasil, a seleção apenas considerará ilhas separadas do continente pelos canais da água salgada.

10°

Ilha de São Vicente – 57.4 km²

Ilha de Sao Vicente entre as maiores ilhas do brasil
Esta ilha fica no centro do litoral de São Paulo, estado, na Baixada Santista, a sudoeste da Ilha de Santo Amaro. O território é praticamente inteiro urbano, com divisão entre municípios de São Vicente e Santos, e estes fazem concentração da maior parte das suas populações em ilha. Pelo estuário que a divide da Ilha de Santo Amaro e continente, ocorreu a construção do porto de Santos, um dos maiores do planeta.

Ilha de Santo Amaro – 143 km²

Ilha de Santo amaro entre as maiores ilhas do brasil
A ilha é localizada no centro do litoral de São Paulo, e a nordeste da Ilha de São Vicente, e a norte da baía de Santos. No próprio território fica o município de Guarujá.

Veja também:  Top 10 prédios mais altos do Brasil

Ilha de Itaparica – 146 km²

Ilha de Itaparica entre as maiores ilhas do brasil
A Ilha de Itaparica tem localização na Baía de Todos os Santos, que pertence à Bahia. E é abrigo de 2 municípios, Vera Cruz e Itaparica. São mais de 36 km em relação ao comprimento, com 55.000 habitantes, em distribuição pelas 35 localidades, formando 2 municípios.

Ilha Comprida – 188 km²

ilha comprida entre as maiores ilhas do brasil
É o município do estado de São Paulo, e de acordo com a estimativa feita pelo IBGE em 2014, a população correspondia a 10.102 habitantes. São 74 km de áreas de mangue, praias, matas, dunas, sítios arqueológicos, espécies raras das aves, o local é uma das últimas regiões remanescentes em relação à Mata Atlântica, e um dos últimos ecossistemas sem poluição do litoral do Brasil. Ele integra o Complexo Estuário Lagunar de Iguape, Paranaguá, que forma um dos grandes viveiros de crustáceos e peixes do Atlântico Sul.

Ilha Grande – 193 km²

ilha grande entre as maiores ilhas do brasil
Ilha Grande é a denominação da ilha com localização em litoral sul do Rio de Janeiro, estado, que integra o município de Angra dos Reis. As atividades econômicas têm envolvimento com pesca, e em especial, turismo. A ilha apresenta, na atualidade, várias alternativas de turismo, como praias de águas calmas ao mergulho, passeios de barco, trilhas ecológicas pelo interior da mata ao centro da ilha, e determinadas atrações históricas.

Ilhabela – 348 km²

ilhabela entre as maiores ilhas do brasil
Trata-se de um dos únicos municípios arquipélagos marinhos do Brasil, e fica no litoral norte de São Paulo, estado, micro região de Caraguatatuba. A população indicada pelo IBGE em Censo do ano 2010 correspondia a 28.196 habitantes.

Veja também:  Top 10 maiores hotéis do mundo

Já o turismo é responsável por movimentar a economia na temporada. A população até multiplica 5 vezes nesta época. Anualmente cresce a quantidade de turistas. Ilhabela é popular pelas cachoeiras, praias e trilhas, e é quarta posição nesta seleção, das 10 maiores ilhas do Brasil.

Ilha de Tinharé – 400 km²

Tinhare entre as maiores ilhas do brasil
Esta ilha fica localizada em Cairu, litoral da Bahia, sendo 4 povoados, Garapuá, Galeão, Morro de São Paulo e Gamboa. A ilha conta com lindas praias, onde ficam restaurantes com culinária típica baiana, em especial frutos do mar. Trata-se da maior ilha marítima do nordeste do pais.

Ilha de Santa Catarina – 424,4 km²

Ilha de Santa catarina entre as maiores ilhas do brasil
Esta ilha integra o município de Florianópolis, e tem localização no oceano Atlântico, litoral sul do país, pelo centro do litoral de Santa Catarina. E tem em torno de 54 km de comprimento, norte-sul, por no máximo de 18 km em relação à largura, leste-oeste, ao norte.A ilha é a maior de um arquipélago formado por uma quantidade superior a 30 ilhas, sendo a maior parte ilhas de Florianópolis. Além destas, integram o arquipélago as ilhas dos municípios que são vizinhos, como ilha de Anhatomirim, ilha Deserta, entre outras.

Há duas enormes lagoas pela ilha, a Lagoa do Peri de água doce, localizada no sudeste, e Lagoa da Conceição de água salobra, e fica no centro-leste. Mais lagoas de dimensão menores que existem são Lagoa da Chica, Lagoinha do Leste, a Lagoinha Pequena.
veja também as melhores ilhas do mundo.

Veja também:  Top 10 maiores espécies de aranhas do mundo

Ilha de São Francisco do Sul – 493 km²

Ilha de Sao Francisco do Sul entre as maiores ilhas do brasil
Localiza-se no litoral norte de Santa Catarina, a maior das ilhas deste estado. Existem em torno de 13 praias circundando a ilha, e algumas de mar aberto, sendo outras com água calma. Entre elas é possível nomear a praia de Itaguaçu, praia da Enseada, praia de Ubatuba, praia do Forte, sendo a Ilha de São Francisco do Sul segunda posição nesta seleção, das 10 maiores ilhas do Brasil.

Ilha de Marajó – 40.100 km²


A Ilha de Marajó fica localizada ao norte do Pará, no arquipélago do Marajó. É a maior ilha costeira do Brasil. Ela é banhada a oeste e noroeste pelo Rio Amazonas, a leste e sul pelo Rio Pará e ao norte pelo Oceano Atlântico. Como é banhada tanto pelas águas marítimas e fluviais, é considerada a maior ilha fluviomarinha do mundo. Seu território é composto de 12 sedes de municípios que em conjunto somam uma população de aproximadamente 533 mil habitantes (IBGE/2015).

Read more: http://top10mais.org/top-10-maiores-ilhas-do-brasil/#ixzz4viB64qvY

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta