Bom Jardim Notícias.com

Atenção pais: Criança que faz xixi na cama com frequência pode ter diabetes infantil. Aprenda reconhecer o problema

Atenção pais: Criança que faz xixi na cama com frequência pode ter diabetes infantil. Aprenda reconhecer o problema

Fazer xixi na cama antes dos cinco anos é comum, afinal o sistema urinário dos pequenos ainda não está totalmente amadurecido. Após esse período, porém, os pais devem ficar atentos pois além de doenças como enurese noturna (perda involuntária de urina), pode também ser diabetes, e isso é bem sério.

No Brasil existe cerca de 12 milhões de diabéticos, e de 5 a 10% desses casos são diagnosticados em crianças. O tipo mais comum de diabetes na infância é a Diabetes tipo 1. Trata-se de uma doença autoimune na qual as células beta da criança no pâncreas, que normalmente produzem a insulina para a digestão adequada da glicose, são destruídas. Os médicos concordam que quanto antes se diagnosticar o diabetes nas crianças, melhor para elas porque pode evitar graves complicações e riscos para a saúde dos pequenos.

POR QUE CRIANÇAS DIABÉTICAS FAZEM XIXI NA CAMA?

Assim como acontece nos adultos, se a criança tiver um nível alto de açúcar no sangue, os rins responderão lavando o excesso de glicose pela urina. Por causa disso, as crianças com diabetes urinam com frequência e em grandes quantidades, sendo que durante o sono, o escape de urina é inevitável. Se a criança começar a fazer xixi na cama quando antes nunca fazia, isto também pode ser um sinal de diabetes. Fique atento!

OUTROS SINTOMAS QUE AJUDAM A DIAGNOSTICAR

Beber muita água: Além do xixi na cama e nas idas ao banheiro com frequência, fique de olho na quantidade de água que a criança toma. As crianças com diabetes têm sede acima do normal, já que perdem uma grande quantidade de líquido por urinar com frequência. Se seu filho bebe muita água, a sede dele pode ser sinal de que está tratando de manter um nível normal de água no corpo.

Cansaço e desânimo: Se a criança se apresenta cansada com frequência, desanimada de brincar, enquanto outras da mesma idade estão com todo o gás, fique atento. As crianças com diabetes sentem-se cansadas com frequência, letárgicos ou esgotados, porque a glicose normalmente os abastece com energia, mas seus corpos não são capazes de usá-la corretamente.

Apetite voraz: Fome intensa é um sinal de diabetes, especialmente quando acompanhada de um peso constante ou decrescente, já que o corpo dele está tentando tirar energia dos alimentos. A insulina é necessária para transportar a glicose para as células do corpo de seu filho, de modo que se não há glicose, os órgãos e os músculos dele perdem energia e isto provoca fome excessiva.

EBC / UMCOMo

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta