Bom Jardim Notícias.com

Água gelada ou isotônico? Descubra qual deles ajuda a performance

Água gelada ou isotônico? Descubra qual deles ajuda a performance

Água gelada ou isotônico? Essa é uma dúvida muito comum nos consultórios médicos. Pensando nisso, resolvemos pedir ajuda aos especialistas para esclarecer alguns pontos importantes que envolvem a questão. Vamos lá:

Qual a intenção de resfriar o corpo?

Na prática da atividade física, é importante não deixar a ‘máquina’ superaquecer. Ou seja, a medida que o corpo entra em uma temperatura maior do que a suportada fisiologicamente, ele começa a ficar ineficiente para o esporte. Assim, manter a temperatura equilibrada ajudará no funcionamento e na performance.

Água gelada ou isotônico?

Isotônico serve para suplementar e recarregar o corpo com vitaminas e minerais que perdemos com a transpiração e respiração. Ou seja, se você não praticou uma atividade com volume e intensidade necessário para perder esses sais minerais não há necessidade de repor com o isotônico. Uma hidratação com 300 a 500ml de água gelada antes de qualquer atividade já é suficiente.

Lembrando que se esse exercício demorar duas horas ou mais, essa pessoa vai ter que repor não só líquido como carboidratos e eletrólitos. Neste caso, gel de carboidrato, maltodextrina e bananinha, também são ótimas opções.

“Hidratação é importante para qualquer esporte. Antes, durante e depois da atividade. Se você é um atleta que busca performance e competitividade, é importante saber o quanto você transpira e perde de sais minerais para repor a quantidade exata”, explica o médico do esporte, Sérgio Pistarino Jr.

Mas, porquê gelada?

Existem duas coisas que fazem com que tenhamos atração por beber líquidos: o sabor e a temperatura. Bebidas geladas são mais atrativas e palatáveis principalmente durante a prática esportiva. Uma bebida gelada favorece a hidratação e a troca de calor com o ambiente. Na atividade, acontece a termogênese, que é o aumento da temperatura do organismo, e precisamos dissipar este calor. Sendo assim, o melhor ambiente para prática da atividade física é quente e seco, porque se o ambiente for úmido já tem água no ambiente e não conseguiremos evaporar suor. E o pior ambiente é o quente e úmido, pois não conseguiremos fazer a troca de calor. Além disso, a bebida gelada também estimula o praticante a beber mais líquido.

“É essencial não esperar sentir sede para beber água. Com a idade, sente-se menos fome e sede. Isso ocorre por causa do envelhecimento das células. Se formos contar com a sede vamos ficar cada vez mais desidratados, pois esse sinal ficará mais tardio”, disse o nutricionista, Humberto Nicastro.

Modo de preparo:

Para ambas as receitas basta misturar todos os ingredientes e consumir em seguida.

Gostou? Curta e compartilhe com seus amigos esportistas nas redes sociais!

Fontes: nutricionista Humberto Nicastro, do Instituto Body4Life e Consultor da Integralmedica / médico do esporte, Sérgio Eduardo Pistarino Jr.

Receitas – nutricionista Lívia Hasegawa.

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta