Bom Jardim Notícias.com

Está a espera de gêmeos? Tire 8 dúvidas sobre a gestação de dois

Está a espera de gêmeos? Tire 8 dúvidas sobre a gestação de dois

gravidez de gêmeos é envolta em mistérios. Muitos pais e mães acreditam que é possível calcular o dia certo para conseguir engravidar de dois bebês de uma vez e são muitos os mitos que permeiam o imaginário popular no caso de uma gestação dupla. O ginecologista e obstetra Domingos Mantelli esclarece o que é verdade ou mito e elenca os cuidados sobre a gravidez de gêmeos:

1. É possível engravidar de gêmeos naturalmente?

A gravidez de gêmeos é naturalmente genética, ou seja, pessoas com predisposição para terem uma dupla ovulação, facilitando a fecundação de mais de dois óvulos ao mesmo tempo. Porém, há casos de mulheres que engravidaram sem ter casos de gêmeos na família, mas existe uma série de fatores que influenciam para que essa gestação múltipla aconteça.

2. Existe alguma posição sexual que ajuda a engravidar de gêmeos?

Não existe posição sexual para engravidar. Os únicos meios para engravidar são: saúde da mulher em perfeito estado, período fértil e ovulação.

3. Casos de gêmeos na família da mulher quer dizer que tem mais chances de ter gêmeos?

Se os casos de gêmeos forem ligados à família da mãe, há grandes chances de ter gêmeos também. Por exemplo: se a futura mamãe é filha de uma mulher que teve gêmeos, ou se tem uma tia que já teve gêmeos, suas chances de ter uma gravidez gemelar são maiores.

4. Se existem casos de gravidez gemelar na família do marido aumentam as chances ainda mais?

Até onde se sabe, só o lado da mulher é que conta. Isto é, se o marido é gêmeo, isso não influencia nas chances de uma gestação gemelar.

5. Alimentação influencia para ampliar as chances de gravidez de gêmeos?

Não há nenhuma relação entre alimentação e gravidez de gêmeos. A história de consumir banana gêmea faz com que a mulher tenha gêmeos, por exemplo, é lenda. Não há alimentos que aumentem as chances de engravidar de gêmeos.

6. Fazer uso de estimulantes ovulatórios como o Clomid aumenta as chances de ter gêmeos?

O uso de estimulantes de ovulação só deve ser ingerido com indicação médica, visto que o remédio tem função de auxiliar em casos de mulheres com pouca ou nenhuma ovulação no período fértil. Logicamente, com o aumento de óvulos durante esse período, a mulher poderá engravidar de gêmeos com maior probabilidade. O importante é sempre consultar um médico e observar as melhores opções para engravidar.

7. Mulheres mais velhas têm maior chance de ter gêmeos?

Depende. As chances de a mulher engravidar a partir dos 35 anos acabam sendo menores. Com o avanço da idade, a tendência é a mulher perder mais óvulos, e a qualidade desses óvulos diminuir. Então, consequentemente, as chances dela engravidar são menores. Porém, quanto maior for a idade da mulher, maior a chance de ela ter gêmeos já que corre o risco de ovular duas vezes no mesmo mês.

8. A mulher tem mais chances de ter gêmeos se engravidar por meio de fertilização in vitro?

A possibilidade de ocorrer uma gestação múltipla por intermédio de inseminações artificiais fica em torno de 15% a mais do que a forma natural. Isso se dá devido aos tratamentos e técnicas para a infertilidade. Na inseminação artificial, quando a ovulação é estimulada, a chance de gravidez múltipla é de 10%. Na fertilização in vitro clássica ou com injeção de espermatozoide, a chance de ter gêmeos é de 20% a 25%, e de ter trigêmeos é de 5%. O que faz a probabilidade ser maior na fertilização é o uso de dois ou mais embriões por tentativa.

https://www.noticiasaominuto.com.br/

 

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta